Os usuários do app HBO Go enfrentaram problemas ao usar a plataforma de streaming do canal de TV pago. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e navegadores como Chrome, o serviço passou por instabilidades e saiu do ar durante a transmissão da série Game of Thrones. A situação levou ao registro de 690 reclamações no Reclame Aqui no último domingo (28), de acordo com a ferramenta. As principais reclamações foram mensagem de erro ao acessar a plataforma, atraso na exibição e baixa qualidade das imagens.

Rival da Netflix, o aplicativo oferece todo o conteúdo da HBO no celular para ver quando e onde quiser. A ideia é otimizar a forma de consumo dos clientes, pois substitui a televisão pela praticidade do smartphone. Para ajudar os clientes HBO Go a resolver esses problemas, o TechTudo listou as principais causas e soluções para as queixas apresentadas. O intuito é servir como um guia capaz de permitir que você acesse o app no PC ou celular (com sistema do Google ou Apple) e acompanhe a transmissão dos episódios sem contratempos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conexão com a Internet

A primeira recomendação para resolver a instabilidade do aplicativo HBO Go é simples, mas importante: verifique a conexão com a Internet. Há casos em que a rede é o problema, por apresentar características incompatíveis com os serviços de streaming. Para ter uma transmissão de qualidade, a orientação é que a sua banda larga tenha um desempenho acima de 3 Mb/s — para HD, o mínimo recomendado é 3.1 Mb/s. Dispositivos móveis precisam de uma conexão 3G ou Wi-Fi.

Reiniciar o roteador pode ser uma saída prática para deixar a sua conexão mais rápida. Basta desconectar a fonte do aparelho, aguardar 30 segundos, e ligá-lo novamente. Vale ressaltar a diferença entre reiniciar e resetar o roteador – esta última opção faz com que você configure novamente a sua rede, o que não convém para problemas como esse. Ao reiniciar a conexão, atualize a página do navegador ou feche o aplicativo e abra-o novamente, em caso de uso por celulares ou tablets.

2. Status do serviço

Uma sugestão que pode ser útil é verificar o status de serviço do aplicativo. Os interessados encontram sites e plataformas especializadas nesse tipo de análise, como o DownDetector (https://downdetector.com.br/). Ele apresenta uma estimativa quantitativa de perfis com dificuldades para acessar o aplicativo, quais são as principais reclamações, a faixa de horário do problema e locais no mundo que está ocorrendo.

Checar a instabilidade do HBO Go por meio de ferramentas como esta ajuda o usuário a se certificar sobre o panorama — se ele é resultado de instabilidades na própria rede e dispositivo ou se a falha é decorrente dos servidores da HBO. Esta é apontada como a principal causa da dificuldade em assistir aos episódios de Game of Thrones nos últimos dias.

Servidores têm uma capacidade máxima de acessos simultâneos. Com a popularidade da série, o número de usuários que tenta acessar o serviço ao mesmo tempo é tão alto que pode ultrapassar o limite suportado pela HBO. Isso gera situações como lentidão, queda da transmissão ou baixa qualidade de imagem. Nesse cenário, não há muito o que fazer, uma vez que a solução do problema é de responsabilidade da rede de canais e no investimento em infraestrutura de servidores.

3. Acessos simultâneos

Os assinantes devem estar atentos ao compartilhamento de seus dados de acesso com amigos e familiares, de modo a evitar pagar por outra conta e, assim, economizar. Disponibilizar o GO ID (login) e senha para terceiros pode ser a causa pelos obstáculos de acesso ao serviço. Apesar de permitir o registro de três dispositivos diferentes para um mesmo usuário, apenas dois vídeos podem ser exibidos ao mesmo tempo em uma única conta.

Por isso, caso compartil

... he seus dados de acesso com outras pessoas é importante se certificar de que elas não estão usando o programa na mesma hora que você. O aplicativo geralmente notifica o usuário de que um vídeo está sendo exibido em outro dispositivo e que ele deve tentar o acesso mais tarde. Isso é um indicativo que vale ser considerado pelo titular da conta.

Nesses casos, o Centro de Ajuda da HBO Go recomenda que o outro dispositivo seja identificado e a transmissão interrompida. O usuário deve deslogar de sua conta, excluir seu histórico de pesquisa e fazer uma nova tentativa de acesso ao serviço. A tentativa serve como uma forma de reiniciar o sistema e liberar a entrada na plataforma.

4. Sistema operacional compatível

O aplicativo HBO Go exige algumas especificações de sistemas operacionais para funcionar corretamente. Caso o acesso seja feito por meio de dispositivos móveis Android ou iOS, é necessário verificar se as atualizações são compatíveis com o programa. Para quem acessa via tablets ou computadores Windows, macOS ou Chrome OS, o recomendado é assistir aos vídeos no navegador Chrome na versão mais recente.

Para iPhones, iPads e iPods, o sistema operacional compatível é o iOS 9.0 ou versões posteriores. Em aparelhos Android, a versão exigida é a Android 5.0 ou versões mais atuais. Os updates podem ser feitos diretamente nas configurações do dispositivo, enquanto o aplicativo da HBO Go deve ser atualizado nas lojas Google Play, para Android, e App Store, para iOS. Veja a seguir como identificar a versão do seu sistema operacional e fazer atualizações, caso for necessário.

No Android

Acesse o menu "Configurar" do seu aparelho e escolha a seção "Sistema". Vá em "Atualizações do sistema" e verifique a versão atual do Android. O próprio sistema indicará uma atualização, caso exista uma nova versão do software.

No iOS

Acesse o menu "Ajustes" e selecione "Geral". Em seguida, toque em "Sobre" e vá em "Versão do Software". A versão do sistema será exibida na tela — assim como possíveis atualizações, caso você tenha uma versão antiga no aparelho.

5. Cookies e cache

Para quem enfrenta problemas de acesso no app HBO Go pelo desktop – e se certificou de que a falha não é na conexão com a Internet –, outra dica é limpar os dados do navegador Chrome. A ação fará com que as informações de sites salvas no navegador sejam excluídas, o que corrige possíveis erros de acesso, como carregamento e formatação.

Para realizar o procedimento, clique nos três pontos localizados no lado direito do menu. Vá em "Histórico" e novamente selecione "Histórico". No menu lateral esquerdo, escolha "Limpar dados de navegação". Opte por "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache". Por fim, clique em "Limpar dados". Caso o problema persista, tente acessar o aplicativo em aba anônima.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.