Ela fornece a energia para o seu computador e, embora seja vista como algo secund?rio para a maioria dos usu?rios, a fonte de alimenta??o vira um dos primeiros elementos a se discutir na hora de montar um PC gamer. Neste tutorial, voc? ver? dicas de como escolher uma fonte de boa qualidade para n?o ter problemas no futuro.

Veja os melhores equipamentos para montar o seu PC Gamer


Aprenda a escolher a fonte do seu PC sem gastar muito (Foto: Divulga??o/Corsair)

Por que voc? precisa de uma nova fonte ao montar um ?PC gamer??

Em raras exce??es, ou seja, apenas quando o consumidor j? adquiri um ?PC gamer? ou compra um desktop de marcas conceituadas, a maioria dos usu?rios recebem, sem perceber, fontes de alimenta??o de baixa qualidade. Tamb?m conhecida como gen?ricas, essas fontes n?o s?o de todo ruim, por?m, n?o fornecem exatamente aquilo que est? estampado em sua lateral.

A maioria das fontes que acompanham um PC comum s?o gen?ricas (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Em boa parte dos PCs vendidos no varejo ? comum encontrar fontes que v?o de 250W at? 300W (Watts). Por?m, essas fontes gen?ricas n?o oferecem nenhuma garantia de que chegam a essa capacidade nominal, pois muitos fabricantes esperam um consumo de apenas metade do valor mencionado, ou seja, algo entre 120W a 200W.

Essas fontes gen?ricas viram problema quando o consumidor decide transformar seu PC em um ?PC gamer?, onde ser? instalada uma ou mais placas gr?ficas de alto desempenho. Essas placas, em quase sua totalidade, exigem uma fonte de alimenta??o de melhor qualidade, pois o conjunto dos componentes do PC, com a placa de v?deo, v?o consumir um valor muito pr?ximo ou at? acima da capacidade das fontes de alimenta??o ditas ?convencionais?.

Mais dicas para montar um PC Gamer? Participe no F?rum do TechTudo

O problema mais comum acontece quando uma placa de v?deo exige uma quantidade de Watts acima do que a fonte de alimenta??o pode fornecer. Nesses casos, o computador pode desligar por completo ou apresentar v?rios travamentos. Em algumas situa??es, a fonte pode queimar, mas isso ? muito dif?cil.

Fontes de alimenta??o para pcs "gamers" podem exigir a troca do gabinete (Foto: Divulga??o)

At? mesmo para montar um PC gamer ?b?sico?, com uma placa de v?deo Nvidia Geforce 9500GT (modesta para os padr?es atuais), ? preciso trocar uma fonte de alimenta??o de 300W para uma de no m?nimo 450W reais.

Como escolher uma fonte de alimenta??o de boa qualidade e adequada para o seu PC

O primeiro passo ? ficar atento a quantidade de Watts que a placa de v?deo que voc? comprou, ou pretende comprar, exige. Em alguns casos, os vendedores chegam a recomendar fontes de alimenta??o dizendo que a fonte m?nima deve ser de ?400W reais?.

Visite o site do fabricante da placa de v?deo para ver as especifica??es de energia da mesma (Foto: Reprodu??o/Site Nvidia)

Contudo, confie sempre na informa??o do fabricante da placa. Una essa info

... rma??o a uma conta simples: um PC com placa integrada de v?deo chega a consumir no m?ximo 200W, ent?o, voc? precisar? somar essa quantidade ao consumo m?ximo da placa de v?deo, informado pelo fabricante. Exemplo, uma placa de v?deo bastante popular como a AMD Radeon R7 240 consumir? quase 40 Watts, resultando em 240W, chegando perto do limite de uma fonte gen?rica.

Uma GTX Titan X, por exemplo, chega a consumir sozinho 250W, muito al?m de uma fonte de alimenta??o gen?rica. Nesse caso, voc? deve optar por uma fonte de no m?nimo 600W.

Assim, uma dica importante, ? nunca montar um conjunto para funcionar ?no limite? da fonte de alimenta??o. ? preciso uma folga para picos de processamento, como ao executar jogos mais pesados. Se pelos c?lculos, o conjunto for consumir em torno de 359W, n?o compre uma fonte de 400W reais, parta logo para uma de 450W ou at? 500W.

Procure fontes de alimenta??o que informem os valores em Watts como ?reais?. Al?m disso, voc? pode preferir as marcas mais conhecidas no mercado como Corsair, Seasonic, Thermaltake, dentre outras. Quanto mais desconhecida for a marca, mas ?folga? em Watts o seu PC vai precisar.

Sites ajudam a calcular a fonte necess?ria para aquela placa de v?deo n?o "engasgar" (Foto: Reprodu??o/Dario Coutinho)

Existem sites que ajudam voc? a calcular a quantidade de Watts que o seu PC gamer vai precisar, antes mesmo de voc? mont?-lo. Com isso, ? poss?vel ter uma boa ideia do consumo de energia da sua m?quina para jogos. Essas s?o ferramentas bastante ?teis, principalmente para quem vai montar computadores parrudos com duas ou mais placas de v?deo aninhadas em SLI ou CrossFire.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.