Motoristas do aplicativo Uber anunciaram greve mundial “Uber Off” nesta quarta-feira (8), data que coincide com a estreia das ações da empresa na Bolsa de Valores. Durante esse período, os usuários que enfrentarem problemas ao pedir uma corrida podem recorrer a apps de taxi ou de carona. Entre as principais alternativas estão o 99Taxi, Wappa, Easy Taxi e Blablacar.

No exterior, o protesto está marcado para duas horas depois da abertura de capital, mas, no Brasil, a paralisação deve durar 24 horas. Outros funcionários de aplicativos de motorista particular, como Cabify e a categoria Pop do 99, podem aderir à greve. Procurada pelo TechTudo, a Uber não se pronunciou sobre o assunto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A 99 explicou como funciona o cálculo para o pagamento dos condutores: "a 99 informa que a remuneração de seus motoristas parceiros contempla duas variáveis: tempo e distância percorrida, além de uma tarifa mínima. Os ganhos do condutor são calculados de forma independente do valor pago pelo passageiro", explicou ao TechTudo por meio de um porta-voz. A companhia também enfatizou que está trabalhando para melhorar os ganhos dos condutores: "a empresa reforça seu compromisso de trabalhar para aumentar a renda dos condutores por meio de um número maior de chamadas e da cobrança de taxas menores em comparação à concorrência. Em relação às manifestações, a 99 é a favor da liberdade de expressão".

A paralisação foi organizada em resposta às taxas que a Uber cobra dos motoristas por corrida. A tarifa pode chegar a 45% do valor da viagem, e os trabalhadores afirmam que o valor prejudica o pagamento de despesas de manutenção dos veículos e demais compromissos, como IPVA e seguro. Conheça melhor quatro aplicativos de transporte alternativos ao Uber e escolha a melhor opção para você.

1. 99

A 99 tem diversas categorias de serviços de transporte por táxi ou carro particular. São três modalidades: 99Pop, 99Taxis e 99Top, disponíveis tanto para Android quanto para iPhone (iOS). A modalidade 99Taxi proporciona preços que podem ter descontos de até 30%. O serviço de Táxi Comum da 99 sem desconto não tem diferença de valor do táxi tradicional, mas propõe corridas mais rápidas, pois em algumas cidades o carro tem permissão para circular pelo corredor de ônibus.

2. Wappa

O Wappa é um aplicativo que oferece serviço de transporte de táxi particular disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Viagens com táxis corporativos pelo app podem ser solicitadas em todo o Brasil. Entre as vantagens de usar o aplicativo estão a isenção de taxa de cancelamento, a ausência de tarifa padronizada e de dinâmica, além de não haver um preço mínimo para as viagens.

No momento de pedir o carro, o usuário pode informar um ponto de referência para melhor localização. Depois que o usuário visualizar a estimativa de preço e confirmar o pedido do táxi, o pagamento da corrida é feito apenas por cartão de crédito. Os valores do percurso são de R$ 1,60 por quilômetro e R$ 0,26 por minuto.

3. Easy Taxi

O Easy Taxi tem funcionamento semelhante aos demais apps. Para o usuário iniciar uma corrida, basta informar o endereço de partida e destino e, em breve, um taxista estará disponível.

O aplicativo exibe informações pessoais do motorista, como foto, telefone e modelo do carro, assim como o acompanhamento em tempo real do transporte. Além disso, o Easy Taxi conta com o recurso Taxi Connect, em que o usuário visualiza os taxistas mais próximos em um raio de 100 metros. Para economizar até 60% na corrida, o passageiro pode utilizar a função Easy Share, e dividir o valor e

... ntre quatro pessoas desconhecidas que vão para o mesmo destino.

4. BlaBlaCar

BlaBlaCar é utilizado para caronas pagas em carros particulares. Os motoristas publicam no app informações como ponto de partida, destino, data e horário e, então, o passageiro deve visualizar as melhores opções disponíveis de acordo com o trajeto da viagem. O usuário divide o custo do percurso entre os outros passageiros da corrida.

Para garantir a segurança, o BlaBlaCar permite avaliar as caronas e possui um sistema para verificação dos perfis dos usuários. Além disso, o filtro “Só Para Elas” permite buscar apenas viagens entre mulheres.

Via G1

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.