O Cartola FC reúne mais de 6 milhões de times disputando o caneco nacional, além das competições locais e do desafio entre duplas. Com a alta competitividade, algumas dicas e macetes são sempre importantes para conseguir se destacar e correr em busca das primeiras colocações. Por isso, preparamos um guia com dicas para você se dar bem no fantasy game e conseguir mais pontos toda semana. Confira!

Escale seu time a cada rodada

Aquela velha história de que em time que está ganhando não se mexe não se pode aplicar ao Cartola. Como o desempenho dos jogadores em campo influencia diretamente na sua pontuação no jogo, é preciso ficar de olho na escalação do time a cada rodada. O adversário e até a fase do jogador pode mudar a cada partida, então as mudanças precisam ser frequentes.

Além disso, é importante checar algumas horas antes do mercado fechar se os jogadores escalados estão aptos para jogar ou se houve alguma alteração prévia indicada pelo técnico adversário de cada um deles. Isso pode te beneficiar e render mais pontos.

“Esqueça” o seu clube do coração

Pelo menos na hora de escalar o seu time no Cartola, não há lugar para o clubismo. Como o Campeonato Brasileiro é extenso, todos os jogadores terão altos e baixos, e aquele time que estiver em melhor momento naquela rodada pontuará mais. Por isso, é importante olhar mais para o lado técnico da coisa e investir em quem está jogando mais ou terá mais chance de se destacar na partida. Muitas vezes é necessário escalar até jogadores da equipe adversária ao seu time do coração, então é melhor deixar a paixão de lado no game.

Fique de olho nos confrontos fáceis

Para bom entendedor de futebol, apenas uma olhada na tabela de confrontos já é o suficiente para saber qual dos times sairá vencedor. Aproveite os jogos considerados “fáceis” para escalar seu time com jogadores do provável time vitorioso. A probabilidade de pontuar mais é maior quando se conhece a deficiência técnica de algum time. Portanto aposte alto nas “certezas” e espere menos nas zebras para se dar bem.

Economize no começo

É sempre bom juntar uma grande quantidade de Cartoletas, o dinheiro do game, no começo da competição, para ter maior poder de compra nas rodadas futuras. Por mais que a vontade de investir pesado em um craque do momento possa vir, vale muito mais apostar em jogadores bons e baratos que têm uma constância no rendimento.

Para isso, analise o preço com a variação de pontos e a média que ele obtém por partida antes de escolher um jogador bom e barato. A curto prazo, a pontuação obtida pelos seus jogadores “eficientes” vai elevar o seu patrimônio e dará mais liberdade para você investir posteriormente.

Saiba administrar

Durante toda a temporada, você será o cartola, técnico e torcedor do seu próprio time. Por isso, é preciso ficar atento ao momento certo para investir de diferentes maneiras na formação da sua equipe. Às vezes é necessário dar um passo para trás para dar outros dois à frente, deixando de fazer grandes contratações para adquirir jogadores “para o gasto”, o que pode ocasionar em perdas de posição. Com o decorrer da competição, a saúde financeira do seu time permitirá que você contrate um jogador chave para decidir aquela rodada e engatar uma possível arrancada na tabela.

Invista nos craques e também nas “surpresas”

Na hora de escalar seu time, caso você fique sem Cartoletas para contratar jogadores de peso ou até mesmo aqueles atletas com desempenho mais estável, escolha alguém que por algum motivo lhe agrade. Aí vale intuição, idade do jogador, personalidade... Qualquer coisa! Uma das graças do Cartola é, em parte, a imprevisibilidade do futebol.

Agora, para ficar com o pé n

... o chão, opte por escolher o jogador pela característica na qual ele se destaca. Na tabela de seleção de jogadores, clique na aba “Dados Gerais” e selecione uma das duas opções de scouts (dados das partidas) para conhecer mais a fundo a possível “surpresa” da rodada.

Sempre dê uma passadinha nos sites do Cartola FC e do TechTudo para se informar

Além de estarem sempre atualizados com dicas de escalação e informações sobre a plataforma, nos sites do Cartola e do TechTudo você encontra dicas e tutorias diversos relacionados ao jogo, curiosidade, tabela atualizada do Campeonato Brasileiro e do Cartola, entre outros conteúdos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.