Personagens brasileiros nos games sempre invocam uma sensação diferente entre os jogadores do país, seja quando são monstros bizarros como Blanka, em Street Fighter 2, ou figuras próximas da nossa realidade, como Capitão e Caveira, em Rainbow Six Siege. Listamos personagens brasileiros famosos para relembrar, mas vale ressaltar que não mencionamos alguns que nunca tiveram sua nacionalidade confirmada, como Carlos Oliveira de Resident Evil 3, apesar de ter sido abraçado pelo público como brasileiro.

Blanka (Street Fighter 2)

Provavelmente o primeiro personagem brasileiro a aparecer em um game popular, Blanka teve sua estreia em 1991, no Street Fighter 2. Inicialmente, ele era um garoto normal chamado Jimmy, mas após um acidente de avião ele caiu na floresta amazônica e foi exposto a um ataque de enguias elétricas.

De alguma forma ele desenvolveu uma mutação na qual sua pele se tornou verde, seus cabelos vermelhos e ainda passou a produzir eletricidade, o que deu origem aos seus golpes elétricos. O personagem viveu a maior parte de sua vida com animais selvagens, mas se aproximou também de um pequeno vilarejo onde aprendeu a se comunicar e ganhou o apelido pelo qual ficou conhecido.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Richard Meyer (Fatal Fury)

Também conhecido como "Ricardo Maia" em algumas versões brasileiras de Fatal Fury, Richard Meyer foi um dos primeiros representantes nos jogos de luta a utilizar a capoeira como forma de batalhar. O personagem não era particularmente profundo, algo comum em games da época. Sua única motivação para lutar era promover seu estabelecimento Pao Pao Cafe, que serve também como seu cenário com outros capoeiristas ao fundo. Por outro lado, seus golpes não eram muito realistas.

Allejo (International Superstar Soccer)

Nos anos 90, a Konami produzia a série de futebol International Superstar Soccer e não tinha os direitos de utilizar os nomes dos atletas reais. O game utilizava nomes fictícios para representar o elenco dos times e de longe o que mais se destacava era "Allejo", um dos atacantes da seleção brasileira. A Konami chegou a revelar posteriormente que o personagem foi baseado no atacante Bebeto, após sua atuação na Copa do Mundo de 1994. Nos dias atuais, a série PES - que tomou o lugar de International Superstar Soccer - tem os nomes de atletas reais, mas ocasionalmente o lendário Allejo ainda pode ser desbloqueado como um personagem secreto.

Eddy Gordo (Tekken 3)

A adição de Eddy Gordo em Tekken 3 pode não ter marcado a primeira vez que vimos um lutador de capoeira no mundo dos jogos, mas sem dúvida era a representação mais fiel do estilo em um videogame até então. Na história do personagem, Eddy veio de uma família rica mas teve uma vida bem difícil. Seu pai foi morto enquanto tentava derrubar um cartel de drogas e para manter Eddy seguro recomendou que ele assumisse a culpa por sua morte.

Na cadeia, ele aprendeu como lutar capoeira e ao ser libertado oito anos depois partiu em busca de vingança. Seus golpes foram criados através da captura de movimentos de um capoeirista real, o mestre Marcelo Pereira.

Rikuo (Darkstalkers: The Night Warriors)

Um terrível monstro verde da Amazônia - uma descrição que soa um pouco familiar quando lembramos do já citado Blanka, de Street Fighter. Criado pela mesma Capcom, Rikuo é um dos monstros da franquia Darkstalkers, e é brasileiro.

Na verdade, o personagem é o imperador de uma raça de tritões que morava nas profundezas do rio Amazonas, até que um terremoto causado por uma erupção vulcânica os devastou e o deixou como um dos únicos sobreviventes. O personagem tem vários poderes aquáticos como criar bolhas de água para imob

... ilizar oponentes e também um grito sônico.

Leona (The King of Fighters '96)

Filha adotiva de Heidern, outro personagem da série King of Fighters, e comandante dos Ikari Warriors, Leona era uma menina comum em uma vila desconhecida até que seu sangue descendente de Orochi faz com que ela mate todos em um surto de violência. Heidern treina a pequena guerreira e a envia para substitui-lo a partir de The King of Fighters '96. O estilo de luta de Leona é rápido e ela pode criar lâminas de energia para atacar. Em alguns games sua forma Orochi, ainda mais forte, também está disponível.

Laura (Street Fighter 5)

A mais recente personagem nacional a ser adicionada à série de luta da Capcom, Laura Matsuda trouxe uma visão mais moderna dos brasileiros para Street Fighter 5. A lutadora é irmã do personagem Sean, de Street Fighter 3. Apesar de ser brasileira, seu pai e avô eram japoneses. Seu objetivo é divulgar ao máximo o estilo de luta de sua família, o Matsuda Jiu-Jitsu, que mistura agarrões e imobilizações com golpes elétricos.

Lúcio (Overwatch)

Conhecido inicialmente como Lúcio Correia dos Santos, o personagem é um carioca, que morava em uma favela e gostava de jogar futebol e fazer música. As coisas mudaram após a Crise Ômnica, e a entrada da maléfica corporação Vishkar, que dominou as ruas do Brasil com toques de recolher e ordem forçada. Lúcio utiliza a tecnologia sônica que a Vishkar usava para oprimir as pessoas e criou sua própria arma para combatê-los, o que o levou a liderar uma revolução que expulsou a companhia do país. Nas batalhas, ele é um personagem balanceado difícil de dominar, com capacidades que servem tanto para ataque quanto para curar seu time. Ele também ganhou um modo exclusivo chamado Lúcioball, semelhante ao futebol.

Capitão e Caveira (Rainbow Six Siege)

Dois personagens brasileiros que foram adicionados a Rainbow Six Siege foram os operadores Capitão e Caveira, do BOPE. Vincente "Capitão" Souza era um jovem de Nova Iguaçu que foi treinado pelo CORE logo após terminar o ensino médio, mas apenas começou a se dedicar ao desenvolvimento de estratégias avançadas após ser capturado e torturado por inimigos. Já Caveira era uma menina de 16 anos em São Paulo chamada Taina Pereira, que foi presa sob uma acusação de roubo. Entre ir para um reformatório ou participar de um programa de treinamento do BOPE, ela acabou por se tornar uma eficiente interrogadora.

Milla Vodello (Psychonauts)

Camilla Vodello, chamada apenas de Milla durante o jogo, é uma famosa agente dos Psychonauts que tem origem brasileira. Ela é uma especialista em levitação e durante o game é necessário que o protagonista Raz aprenda sua técnica. Apesar de parecer bem atualmente, o passado de Milla guarda uma terrível tragédia, muito bem escondida em sua mente, mas que o jogador ainda pode acessar se souber onde procurar.

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.