Por Victor Toledo, para o TechTudo

09/05/2019 12h03 Atualizado 2019-05-09T15:03:46.943Z


O computador mais rápido do mundo deve chegar em 2021, de acordo com anúncio do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O Frontier, como foi nomeado, é um supercomputador que soma um custo de mais de US$ 600 milhões e vai ser produzido com tecnologia das empresas AMD e Cray, especialistas na área.

De acordo com os desenvolvedores, calcula-se que ele produza mais de 1,5 exaflops de capacidade de processamento, cerca de 50 vezes mais rápido que o atual computador mais veloz do planeta. Uma unidade de exaflop é a capacidade de executar um quintilhão de operações por segundo. A máquina vai ser mais rápida do que 160 supercomputadores atuais juntos.

Quer comprar um computador barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

A expectativa do governo americano é utilizar o Frontier para realizar cálculos avançados e contribuir com as áreas de pesquisa nuclear e climática. Além disso, outro objetivo é de desenvolver a inteligência artificial no país, garantindo que o crescimento da tecnologia seja feito nos Estados Unidos.

O supercomputador utilizará em seus componentes dezenas de CPUs Epyc da AMD, cada uma conectada a quatro GPUs Radeon Instinct da empresa. Essa linha de GPUs foi lançada pela AMD especificamente para desenvolvimento no conceito de inteligência artificial.

Segundo o portal The Verge, a AMD diz que o Frontier será capaz de lidar com uma quantidade impressionante de dados. Com uma banda 24 milhões de vezes maior do que a conexão média de Internet doméstica, a máquina será capaz de processar cem mil filmes em HD por segundo. O computador também vai ocupar uma área de aproximadamente 680 metros quadrados, contendo cerca de 144 quilômetros de cabeamento. Além de consumir algo em torno de 40 Megawatts de energia.

O investimento em supercomputadores é uma iniciativa do governo americano em se aproximar da China, atual líder em número de unidades com 227 dos computadores mais rápidos do mundo. Já os Estados Unido

... s tem cerca de 109 computadores operados no país. O Japão e a União Europeia são os outros dois principais concorrentes no mercado das supermáquinas.

Como montar um PC gamer barato? Troque dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.