O Brasil registrou no ano de 2014 um aumento de 197% de ataques em redes com Internet em rela??o a 2013. ? o que aponta o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Seguran?a no Brasil (CERT.br), ligado ao Comit? Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O centro recebeu 1.047.031 notifica??es, fornecidas espontaneamente por administradores de redes e usu?rios brasileiros.?

Golpe usando v?rus WhatsAppInstall.exe promete instalar mensageiro no PC

Gr?fico de incidentes reportados ao longo dos anos (Foto: Divulga??o/CERT.br)

Tentativas de fraude

As tentativas de fraude ficaram com o primeiro lugar de ocorr?ncias. O CERT.br recebeu 467.621 em 2014, cinco vezes mais que no ano anterior. Os ataques de phishing cl?ssicos, como p?ginas falsas de bancos e lojas, cresceram 80%. Sites falsos n?o relacionados com atividade financeira aumentaram 73%. Ataques a servidores web aumentaram 54%, totalizando 28.808 casos reportados.

Ataques de nega??o de servi?o

J? os ataques DoS (sigla em ingl?s para ?Denial of Service?, ou ?nega??o de servi?o?) foram os campe?es em crescimento. Eles somaram 223.935 registros, n?mero 217 vezes maior que em 2013. O golpe consiste em tirar um servi?o, computador ou rede de opera??o. Ativismo digital e jogos on-line s?o duas das principais causas para este tipo de ataque.

?Este tipo de ataque s? funciona porque as redes abusadas n?o implementam uma t?cnica chamada Antispoofing. ? importante que todos os provedores de conectividade e todas as empresas implementem esta t?cnica, para reduzir os impactos dos ataques?, explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br. A grosso modo, o m?todo em quest?o ? um jeito de impedir a falsifica??o de pacotes de IP.

Esquema de ataque spoofing (Foto: Reprodu??o/NIC.br)

Outras t?cnicas, no entanto, s?o usadas para infectar m?quinas. Por isso ? fundamental ter um bom antiv?rus, manter programas e sistema operacional atualizados e instalar um firewall pessoal para se proteger.

?Tamb?m ? importante evitar abrir s?tios e links recebidos ou presentes em p?ginas duvidosas?, recomenda o especialista.

... >
Manter seu computador sempre protegido ? a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no?TechTudo Downloads?os melhores antiv?rus gr?tis para Windows?e aproveite para conferir op??es de?antiv?rus para?Android. Os?gerenciadores de senhas?tamb?m podem ser muito ?teis, foi pensando nisso que criamos um kit com os melhores para voc?; baixe e proteja-se.

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.