O anúncio do iOS 13 foi um dos destaques da WWDC 2019, evento da Apple realizado nesta segunda-feira (3) nos Estados Unidos. O sucessor do iOS 12 traz o Modo Escuro, um recurso que muda a tonalidade do fundo da tela inicial, área de notificações, central de ações e demais elementos da interface do iPhone. O objetivo é economizar bateria e poupar a visão do usuário.

O sistema operacional também traz melhorias e novas funções para aplicativos nativos como Fotos, Mensagens e o teclado virtual. Outro ponto alto é o Apple Maps, que foi totalmente repaginado e ficou mais parecido com o Google Maps. Conheça 10 mudanças da próxima atualização, prevista para chegar grátis em setembro para iPhone 6S e modelos mais recentes do smartphone da maçã.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modo Escuro

Um dos recursos mais esperados do iOS 13, o Modo Escuro muda o esquema de cores do sistema, abandonando tonalidades claras e adotando cinza ou preto na interface. A função pode ser ativada manualmente ou configurada no modo automático, quando pode ser habilitada sempre ao anoitecer ou em uma hora programada pelo usuário.

O recurso ajuda a ler à noite, poupando a visão da luz azul que atrapalha o sono. Além disso, pode ser um aliado para economizar energia, especialmente em telas OLED, que têm contraste maior em relação ao LCD. Smartphones da Apple que usam essa tecnologia, como os iPhone XS e XS Max, tendem a tirar melhor proveito da novidade.

2. Fotos

O aplicativo Fotos ganhou melhorias na navegação: uma nova aba permite explorar a galeria em anos, meses, dias ou todas de uma vez. É possível filtrar por eventos, o que deve facilitar a busca por fotos da última viagem ou aniversários. O app também está mais inteligente, removendo duplicadas automaticamente. Ele ainda traz mais ferramentas de edição, com controles mais fáceis para alterar brilho, saturação, contraste e outros atributos da imagem ou do vídeo – pela primeira vez, também é possível girar gravações em vídeo. Algumas novidades de edição estão disponíveis diretamente na câmera, incluindo um ajuste de tom de pele no Modo Retrato.

3. Privacidade

A Apple anunciou vários recursos de privacidade no iOS 13. Um deles envolve um controle melhor do acesso à localização do usuário por aplicativos: será possível compartilhar a informação com um programa apenas uma vez. O recurso também será uma das novidades do Android 10 (Q), esperado para o segundo semestre. Há ainda novas proteções em conexões Bluetooth e Wi-Fi, além de uma aparente solução para o problema dos aplicativos que seguem vigiando o usuário em segundo plano.

A Apple também anunciou o “Sign in with Apple”, um botão para criar contas em sites com um toque e usando o Face ID do iPhone. A ideia é oferecer um meio de login que ofereça proteção aos dados do usuário. Ao contrário de soluções similares do Google e Facebook, a Apple irá criar um e-mail aleatório do usuário a cada novo cadastro, dando mais controle para cancelar mensagens indesejadas e diminuindo as chances de vazamento de informações sensíveis em caso de ataque aos servidores do site.

4. Apple Maps

Fiasco há sete anos no lançamento do iOS 6, o Apple Maps está de volta totalmente remodelado. As mudanças começam na tela inicial, que traz botões no rodapé para acessar facilmente locais favoritos e um organizador de viagens integrado. O usuário também pode compartilhar o trajeto de viagem com um amigo com um link, além de visualizar imagens 3D de locais no estilo Street View, do Google Maps. A nova versão do aplicativo, porém, terá disponibilidade restrita: segund

... o a Apple, apenas os EUA receberão a novidade em 2019.

5. Siri, carro e acessórios

No iOS 13, a Siri passará a aceitar comandos com múltiplos passos para executar no iPhone. O usuário poderá programar tudo no aplicativo Atalhos. Além disso, a assistente virtual poderá ajudar a responder a mensagens por meio dos AirPods. Os fones sem fio da Apple também ganham uma função de compartilhamento para duas pessoas ouvirem a mesma música, cada um no seu aparelho, de forma sincronizada. Já o HomePod poderá continuar uma música tocada inicialmente no iPhone: basta tocar o celular na caixa de som para passar a reprodução de um dispositivo para o outro.

6. Mensagens

O aplicativo nativo de Mensagens do iOS 13 passa a mostrar foto e nome do contato automaticamente, de modo similar a mensageiros como WhatsApp e Telegram. O usuário pode optar também por exibir seu Memoji, o avatar 3D da Apple. Os bonecos virtuais também ganham mais opções de personalização, além da possibilidade de serem transformados em figurinhas, por meio dos novos Memoji Stickers, adesivos que podem ser enviados em aplicativos de mensagem.

7. Teclado

O teclado do iPhone finalmente ganhará digitação deslizante com o QuickPath, recurso que permite escrever mais rapidamente com uma só mão. A função já existe há muitos anos no Android e já era oferecida no iPhone em teclados alternativos, como o Gboard. O novo sistema também ganhou melhorias que ajudam na edição de textos, incluindo rolagem de documentos, movimento do cursor e seleção de palavras aprimorados.

8. Desempenho

Segundo a Apple, o iPhone atualizado para iOS 13 poderá abrir aplicativos até duas vezes mais rapidamente. O tamanho dos apps também será reduzido, diminuindo downloads da App Store em até 50%. Já atualizações de apps instalados diminuirão até 60%. O Face ID também ficou mais veloz: a promessa é de desbloquear o celular em 70% do tempo de antes.

9. Lembretes

O aplicativo Lembretes foi completamente remodelado. Além de suporte ao Modo Escuro, o app traz compatibilidade com anexos para enriquecer as notas do usuário com fotos e outros arquivos. Ele também promete ficar muito mais inteligente: segundo a Apple, basta digitar uma anotação para receber sugestões de alarmes e outras tarefas com informação contextualizada.

10. Apple Music Safari e Arquivos

Outras mudanças menores no iOS 13 incluem suporte a letras de músicas no Apple Music, compartilhamento de pastas via iCloud Drive, e sugestões de contatos frequentes para enviar fotos e outros documentos. A atualização também traz compatibilidade com dispositivos externos: o app Arquivos poderá ler pen drives e cartões de memória conectados no iPhone automaticamente.

Como deixar o iPhone mais rápido? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.