Contra é uma das franquias mais tradicionais dos videogames, com dezenas de jogos lançados entre todas as gerações, dos fliperamas e NES até o Nintendo Wii e PlayStation 2. A Konami vai celebrar sua trajetória na coletânea de jogos Contra Anniversary Collection, disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4 , em julho de 2019, então aproveitamos para relembrar os melhores e piores jogos já lançados na série Contra:

Melhores: Contra

Em 1987 a Konami lançou um de seus melhores fliperamas. Contra oferecia alto desafio em fases com visual incrível e ação de tirar o fôlego, então foi natural lançar um port para o console de maior sucesso da época, o NES, em 1988. As duas versões fizeram sucesso por permitir cooperação entre dois jogadores localmente. Assim, Contra marcou seu posto na história não apenas como um dos títulos mais difíceis da época, mas também uma gratificante aventura para jogar com seus amigos.

Melhores: Super C

Ainda em 1988, a Konami trouxe aos arcades e NES a sequência direta de Contra. Maior e melhor que seu antecessor em praticamente todos os aspectos, o jogo trazia gráficos muito mais detalhados, e divertidas fases com visão superior, uma grata variedade no gameplay. Com chefes maiores e mais detalhados, era ainda mais divertido usar os power ups espalhados pelas cápsulas voadoras de itens. É um dos melhores jogos de ação de sua geração.

Piores: Contra Force

Lançado em 1992 apenas na América do Norte, o jogo não chegou ao Japão por ser diferente demais dos outros capítulos da série. Aqui, cada personagem tinha suas próprias habilidades e poderes, mas a ação era mais lenta que a série principal, e o jogo sofria com muitos problemas de slowdown e péssima otimização. O game era tão diferente do habitual que, antes de ser cancelado no Japão, seu título previsto era Arc Hound, o que cortava qualquer relação com a franquia Contra.

Melhores: Contra III The Alien Wars

Um dos jogos mais queridos e famosos da série, Contra III The Alien Wars foi lançado para Super Nintendo em 1992 e estabeleceu um novo padrão de excelência para os jogos do tipo run and gun. Bill Rizer e Lance Bean voltavam à ação em fases que tiravam proveito de todo o poder do console, com ótimos truques de perspectiva, efeitos de fogo e ampla variedade de armas. Cada um dos diferentes níveis de dificuldade apresentava novas fases e desfechos para coroar o desempenho dos melhores jogadores.

Piores: Neo Contra

Este jogo exclusivo de PlayStation 2 foi lançado em 2004 e frustrou os jogadores por não ser tão bom quanto seu antecessor, o competente Shattered Soldier, que era jogado totalmente em 2D. Neo Contra foi a prova de que, por melhor que fossem as intenções, Contra nunca funcionava em 3D tão bem quanto suas versões mais tradicionais, focadas em eletrizantes desafios de plataforma e tiroteio.

Melhores: Contra Hard Corps

Quando chegou ao Mega Drive com exclusividade em 1994, o game não fez tanto sucesso, pois ficou à sombra de Contra III The Alien Wars. Ainda assim, o título era muito interessante e desafiador, pois trazia mais personagens jogáveis, poderes e até vários finais diferentes. Hard Corps é uma ótima pedida para os jogadores mais puristas, pois todas as suas fases são em scroll 2D lateral, sem a variedade de perspectiva vista nos outros títulos da série.

Piores: C The Contra Adventure

Enquanto os outros títulos da série brilhavam por oferecer ótima ação cooperativa, o título exclusivo de PlayStation 1, lançado em 1998, se distanciou da fórmula e apresentava apenas um tedioso modo single player, com fases pouco inspiradas e uma estranha perspectiva em terceira pessoa

... que fazia o jogo não parecer Contra. Sem trava de mira e com péssima câmera, o game era confuso, bagunçado e mal acabado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Melhores: Contra 4

Lançado exclusivamente para Nintendo DS em 2007, o jogo foi desenvolvido pela WayForward e levou a franquia de volta aos seus melhores tempos, com alto desafio e fases muito bem planejadas. A nova habilidade de gancho foi uma sacada genial que tirava proveito das duas telas do portátil, permitindo que o jogador saltasse rapidamente entre uma tela e outra. Prestar atenção a duas telas ao mesmo tempo apresentou um nível de desafio sem precedentes.

Piores: Contra Legacy of War

Lançado em 1996 para Sega Saturn e PlayStation 1, o jogo desenvolvido pela Appaloosa Interactive frustrou os fãs da série Contra que, como tantas outras franquias dos anos 1980, penava para fazer uma boa transição para o 3D. Com gráficos horrendos tridimensionais e polígonos sem detalhes, o título ainda sofria com controles pouco intuitivos, e era difícil conseguir fazer o personagem atirar na direção desejada.

Você ainda joga em consoles clássicos como o Super Nintendo? Comente no fórum do Techtudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.