Jogos de caminhão foram, durante anos, uma opção para quem buscava a experiência de guiar um transporte pesado em um videogame. Engana-se quem pensa que esses títulos estão limitados aos jogos de PC. Recentemente, jogos para consoles começaram a contar com a presença desses veículos, e o futuro próximo reserva ainda mais surpresas para os fãs dos caminhões e de cargas pesadas. Confira a lista dos melhores games do gênero para PS4 e Xbox One.

Mudrunner

Disponível para PS4 e Xbox One, o game é a continuação de Spintires, título lançado exclusivamente para PC. Assim como o antecessor, o novo jogo coloca você no controle de veículos soviéticos antigos, com o objetivo de entregar toras de madeira sem atolar, danificar ou ficar sem combustível durante a missão. Para realizar os objetivos, o jogador tem a sua disposição 19 veículos, além de um mapa e uma bússola.

Cada um dos caminhões possui características individuais e equipamentos únicos, como ganchos que ajudam a desatolar da lama, por exemplo. O game conta também com um ciclo de dia e noite, não disponível no jogo original, além de um modo multijogador cooperativo e mods criados pela comunidade do game. Mudrunner ainda tem uma sequência planejada para 2019.

Forza Motorsport 7

Uma das primeiras aparições públicas de Forza Motorsport 7, disponível apenas para Xbox One e PC, foi na E3 de 2017. Na feira, os visitantes puderam testar o jogo em primeira mão, e o veículo disponível naquela demonstração foi um caminhão da Mercedes. O desafio para o jogador era uma corrida de máquinas pesadas no circuito de Mugello, na Itália. O simulador distribuído pela Microsoft já chamou a atenção de cara pela física realista representada no monstro de 1.080 cavalos de potência.

Após o lançamento no fim daquele ano, Forza Motorsport 7 passou a incluir mais de 200 pistas graficamente deslumbrantes. O jogador pode escolher modalidades de corrida, drift, arrancada e carros tunados. Definitivamente, Forza Motorsport 7 é a melhor opção de simulador de corrida para o Xbox One.

Dakar 18

Até 2008, o então Rally Paris-Dakar era realizado entre a França e o Senegal, e envolvia motocicletas, carros de rally, quadriciclos e, é claro, caminhões. Por motivos de segurança, a partir do ano seguinte, a competição começou a ser disputada na América do Sul, passando a ser conhecida simplesmente como Rally Dakar. Dakar 18, disponível para PS4 e Xbox One, é o primeiro game da história a representar a corrida, e consegue captar o espírito do rally ao lançar o jogador em grandes áreas desérticas ou isoladas, contando apenas com o navegador para chegar ao destino.

Apesar da imersão, o jogo carrega alguns problemas sérios de física e é difícil encontrar um navegador que não seja a pessoa mais irritante do mundo. Porém, seu ponto forte é o próprio sistema de navegação por Road Book, cheio de detalhes, complexo, interessante e que segue uma referência real.

Forza Horizon 4

Diferentemente do simulador Forza Motorsport 7, Forza Horizon 4, disponível para Xbox One e PC, tem uma pegada mais arcade. Lançado no final de 2018, o game ainda recebe atualizações, e já conta com pelo menos três caminhões em sua lista de veículos: o Volvo Iron Knight, com inacreditáveis 2.400 cavalos de potência; o Mercedez-Benz Unimog U5023, caminhão desenvolvido para transporte de minério na Europa; e o Mercedez-Benz 24 Tankpool24 Racing Truck, o mesmo disponível no Motorsport 7.

Forza Horizon 4 possui gráficos incríveis, mudanças de estação, um multiplayer online constantemente atualizado para evitar os trapaceiros, e um mundo aberto inspirado no Reino Unido, com diversas possibilidades de pistas, localidades e desafios. O jogo recebeu a premiação Game Awards de melhor jogo de corrida de 2018.

Clustertruck

O títu

... lo mais estranho dessa lista é Clustertruck, jogo indie desenvolvido pela Landfall Games e lançado para PS4 e Xbox One em 2016. Clustertruck não é um simulador e nem um game de corrida, mas de plataforma. Ele tem perspectiva em primeira pessoa, e o jogador precisa saltar sobre caminhões enlouquecidos que engarrafam, batem e causam o caos enquanto você tenta chegar ao fim da fase.

O jogador é premiado pela velocidade com a qual ele completa as missões, ganhando bonificações ao realizar manobras de diversos tipos, como saltar por cima de um caminhão capotando no ar. Esses pontos ajudam a destravar novas habilidades, como pulo duplo, por exemplo. O game fez sucesso entre os streamers da Twitch no ano em que foi lançado. Clustertruck tem gráficos e jogabilidade simples, mas vale a pena experimentar.

Truck Driver

O PC possui alguns simuladores de caminhão muito bons, como Euro Truck Simulator 2 ou American Truck Simulator, ambos desenvolvidos pela mesma empresa. Mas os donos de console ainda não tiveram muitas oportunidades de guiar uma carga pesada pela estrada afora. Parece que esse cenário vai mudar com o lançamento de Truck Driver, simulador das desenvolvedoras Soedesco e Triangle Studios, para PS4, Xbox One e também para o próprio PC.

O jogo deve incorporar mecânicas muito parecidas com as de ETS2 e outros simuladores de PC. O motorista deve se preocupar com a carga, o trânsito, o tempo de entrega, além de melhorar sua relação com os clientes. Surpreendentemente, o jogo também deve contar com uma mensagem de conscientização ambiental, e o jogador deverá participar de ações comunitárias e de sustentabilidade. O lançamento está previsto para setembro de 2019.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.