O WhatsApp Aero é um MOD, ou seja, uma versão modificada do software original que exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Ele foi criado por um desenvolvedor turco com a intenção de atrair usuários do WhatsApp que buscam por funções extras, como a personalização da interface.

Em janeiro de 2019, o WhatsApp tornou-se oficialmente o aplicativo mais utilizado no mundo todo, alcançando bilhões de usuários. Devido ao seu sucesso e poder de alcance, muitos programas alternativos começaram a surgir e ser baixados, como é o caso do WhatsApp Aero, GB WhatsApp, WhatsApp Plus, entre outros. Apesar dos atrativos, os aplicativos clones trazem riscos aos usuários e podem causar até a expulsão permanente da conta do WhatsApp original.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

WhatsApp Aero: o que é?

O WhatsApp Aero é um mensageiro que usa, sem permissão, o código-fonte do WhatsApp. Ele foi inspirado também no WhatsApp Fouad Mods. O app funciona apenas em celulares com o sistema Android a partir da versão 4.0. Seu grande diferencial está na possibilidade de customizar o visual do WhatsApp com diferentes temas e cores.

Entre as funções extras que o WhatsApp Aero oferece estão:

  • Várias opções de interface que, inclusive, diferem bastante da original do WhatsApp. É possível customizar a aparência do mensageiro conforme o gosto pessoal do usuário;
  • Identificação de quem visitou o perfil do usuário;
  • Nenhuma mensagem recebida pode ser apagada pelo remetente;
  • Integração de todos os emojis, como os do Facebook e do WhatsApp, além da criação de novos;
  • Personalização de fontes;
  • É possível ocultar da galeria do celular as imagens, vídeos e GIFs recebidos pelo mensageiro. O usuário pode configurar para todas as mídias serem visualizadas apenas no WhatsApp Aero;
  • Maior flexibilidade no envio de arquivos, incluindo formatos que o WhatsApp original não suporta, como o PDF.

Como funciona?

Como o WhatsApp Aero não pode ser encontrado na loja oficial de aplicativos do Google, será necessário baixar, via ficheiro, um APK não-oficial, que é oferecido em alguns sites. Além disso, no celular, em Configurações > Aplicativos, é preciso autorizar o uso de "fontes desconhecidas", que são justamente os programas que não estão disponíveis no Google Play. Todos os smartphones com o sistema Android vêm com essa permissão desabilitada por padrão, como medida de segurança. A liberação expõe o software a riscos de invasão por programas maliciosos.

Assim que WhatsApp Aero é baixado no celular, ele acessa imediatamente a lista de contatos do aparelho e o usuário já pode trocar mensagens, da mesma maneira que ocorre no WhatsApp original. Não é necessário que os destinatários tenham a versão "clone" instalada no celular para receber qualquer conteúdo enviado.

Qual é a diferença entre ele e o GB WhatsApp?

O GB WhatsApp também é uma versão alternativa do WhatsApp, que funciona no mesmos moldes do WhatsApp Aero, incluindo inúmeras funções extras. Mas o grande diferencial do Aero em relação ao GB é a personalização da interface, que é bem mais flexível. Com o WhatsApp Aero é possível customizar, de inúmeras formas, imagens, textos, backgrounds e até emojis.

Quais são os riscos?

O WhatsApp Aero usa, sem autorização, o código aberto do WhatsApp, e por isso não está disponível no Google Play. Portanto, é preciso baixar um APK não-oficial para o aplicativo funcionar. Com isso, o Google não tem como supervisionar se o aplicativo é segur

... o ou não.

Ao baixar um APK não-oficial, o usuário deve estar ciente que informações e dados pessoais podem estar sendo captados e até compartilhados por terceiros, além de aumentar o risco da instalação de algum tipo de vírus.

Banimento no WhatsApp

Apesar de o desenvolvedor do WhatsApp Aero garantir que não existe perigo de o usuário ser expulso do app original, o WhatsApp alerta que pode banir qualquer usuário que desrespeite seus termos de serviço. O uso de APKs não-oficiais viola as diretrizes da versão original e é expressamente proibido.

Em um comunicado oficial, a rede social afirmou que "não autoriza apps de terceiros", pois não pode garantir medidas de privacidade e proteção de dados. Inclusive, recentemente, o WhatsApp reforçou que iria bloquear todas as contas vinculadas a aplicativos alternativos, como o GB WhatsApp. Primeiramente, a punição é temporária, com duração de 72 horas, tempo que permite ao usuário desinstalar o programa clone e retornar à versão original. Depois desse prazo, caso a conta continue vinculada aos apps de APKs não-oficiais, pode ocorrer a expulsão permanente do WhatsApp.

WhatsApp: qual é a função que ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.