A Oppo revelou uma nova tecnologia para comunicação que permitirá aos celulares trocar mensagens de texto e áudio, além de efetuar ligações, sem a necessidade de uma rede móvel, Wi-Fi ou Bluetooth. A ideia é que a inovação ofereça alternativa para momentos em que o usuário não dispões dos sinais tradicionais.

Segundo as informações apresentadas pela Oppo, para o MeshTalk funcionar é necessário que os aparelhos estejam dentro de um raio de 3 km (1,86 milhas). Quando ativada, o celular pode suportar conversação de até 72 horas em modo de espera.

A tecnologia funciona ao criar uma rede descentralizada (LAN) utilizando um sinal propagado por meio de um chip personalizado da Oppo. A partir dessa conexão, os telefones criam um ponto de comunicação particular e, com isso, podem se conectar entre si. Há ainda promessa de mais privacidade.

A estrutura do MeshTalk não é tão diferente da conexão AirDrop que a Apple implementou em seus dispositivos, que permite o envio de imagens sem a necessidade de redes móveis ou Wi-Fi. Ela também foi adjetivada como uma melhoria significativa do clássico walkie talkie.

Em alguns cenários, o MeshTalk pode funcionar como alternativa à ausência de sinal. Por exemplo, quando uma pessoa chega a um país estrangeiro e não tem conexões Wi-Fi por perto, ela pode criar sua própria rede para se comunicar com alguém dentro daquele ambiente. Outra possibilidade é quando o usuário está em um lugar lotado como shows e aeroportos, onde as redes geralmente estão congestionadas.

A Oppo ainda está estudando meios para otimizar o consumo de bateria ao utilizar o MeshTalk e ampliar a capacidade de conexão. Apesar de ter apresentado a tecnologia no MWC Shangai, a fabricante ainda não revelou quando ela chegará ao mercado.

Celulares já lançados provavelmente fica

... rão de fora da novidade, pois como o serviço depende de um chip especial no hardware do aparelho, a previsão é que apenas os futuros smartphones ofereçam esta conexão local personalizada.

Via The Verge, VentureBeat e GizMochina.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.