Se o? seu notebook desligar repentinamente sem a bateria ter indicado carga fraca, pode ser hora de calibrar o seu dispositivo. Isso acontece porque, mesmo que bem cuidada, sua capacidade diminui ao longo do tempo. O medidor interno do aparelho calcula quanta carga ainda est? dispon?vel e quanto tempo resta, mas pode fazer isso incorretamente. O TechTudo preparou um texto especial para te ensinar a resolver esse problema.

Conhe?a notebooks com i7 ?baratinhos? dispon?veis no mercado

N?o fique sem bateria no notebook com esse tutorial (Foto: Larissa Ferrari/TechTudo)

A import?ncia da calibragem

As baterias de ?on-l?tio (Li-Ion), utilizadas na maioria dos notebooks, s?o compostas por tr?s a 12 c?lulas interligadas respons?veis por dar energia ao aparelho. Quanto mais c?lulas, mais energia armazenada. A quantidade ? determinada atrav?s de uma placa controladora, que usa uma m?dia de carga de cada c?lula ?e avisa o sistema operacional, que informa aos usu?rios quanto ainda resta de carga e tempo de bateria.

Por?m, esse c?lculo n?o ? exato, pois as c?lulas n?o t?m o mesmo n?vel e a tecnologia usada na placa n?o ? capaz de identificar o valor exato em cada uma delas individualmente. ? ent?o que surge a import?ncia de calibrar a bateria do seu notebook. O procedimento tem como objetivo igualar o n?vel de energia de cada c?lula, evitando problemas de desligamento repentino e diminuindo o tempo de carregamento.

Quer mais dicas para montar um PC Gamer? Veja no F?rum do TechTudo.

Para saber a frequ?ncia com a qual voc? deve calibrar a bateria do seu equipamento, procure se informar com o fornecedor. Alguns recomendam realizar a cada tr?s meses, enquanto outros s? recomendam caso a bateria comece a apresentar algum defeito. Veja agora como ? o passo a passo para realizar a calibragem.

Como calibrar

Passo 1. V? em ?Iniciar? e abra o ?Painel de Controle? e, depois, ?Sistemas e Seguran?a?.

Em Painel de Controle, abra 'Sistemas e Seguran?a' (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Passo 2. Em ?Sistemas e Seguran?a?, abra ?Op??es de Energia?.

Abra 'Op??es de Energia' (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Passo 3. Em seguida, selecione ?Equilibrado? como plano de energia.

Selecione 'Equilibrado (Recomend?vel)'. (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Passo 4. Depois, v? em ?Alterar configura??es do plano? e mude todas para ?Nunca?.

Altere para 'Nunca' todas as configura??es do plano (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Passo ?5. Ap?s alterar o plano de energia, inicie o procedimento de carga. Para isso, carregue o seu notebook at? que a carga esteja completa, ou seja, at? que aponte 100%.

Passo 6. Feito isso, realize o procedimento de descarga, que c

... onsiste em tirar o carregador da tomada e deixar que o notebook desligue sozinho, com carga zerada. Quando relig?-lo, carregue-o novamente at? 100%. Pronto. Vale lembrar que se o equipamento for novo, ? recomend?vel executar o procedimento tr?s vezes seguidas.

Passo 7. Ap?s calibrar a bateria do seu notebook, voc? pode retornar ?s configura??es anteriores. Para isso, repita os passos 1, 2, 3 e 4 e configure o tempo de cada a??o da forma que desejar.

Ap?s feita a calibragem, volte e altere o tempo de cada a??o como quiser (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.