Poucos sabem, mas alguns jogos famosos como Counter-Strike, DotA 2 e PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), não foram lançados já como games de sucesso. Nestes casos, os titulos foram criados como 'mods', modificações realizadas em jogos originais que alteram mapas, skins, missões e até mesmo a gameplay. Por terem feito muito sucesso em suas comunidades, as desenvolvedoras resolveram produzir e publicar os jogos como games independentes. Confira, a seguir, cinco jogos de sucesso que nasceram como modos.

PlayerUnknown's Battlegrounds

PUBG não foi pensado incialmente para virar um dos maiores jogos do gênero Battle Royale. No começo, PlayerUnknown's Battlegrounds foi concebido como uma modificação de ArmA 3. Desenvolvido pelo Bohemia Interactive Studio, ArmA 3 foi lançado em 2013 e tinha uma comunidade pequena, de nicho, e não era um grande sucesso comercial. A história começou a mudar quando uma modificação, chamada de “Battle Royale”, começou a fazer muito sucesso. Criada pelo programador Brendan Greene, o mod acabou virando um game próprio em 2017, com o lançamento de PUBG.

Apesar de não ser o primeiro Battle Royale, PUBG foi a primeiro jogo febre do gênero de sobrevivência. Segundo a Steam, mais de 385 mil pessoas jogaram PUBG por dia, em media, no mês de maio de 2019. De acordo com o Twitch Metrics, ele é atualmente o 4º game mais transmitido na plataforma de streams.

Dota Underlords

DotA 2 é um MOBA de bastante sucesso, inclusive no cenário competitivo. O jogo foi lançado em 2013 pela Valve, que é responsável por produções como Half-Life, Portal e Left 4 Dead. Depois de anos sendo jogado por milhões de pessoas, DotA recebeu uma novidade que fez muito sucesso em 2019. A criação do mod, chamado de Auto Chess, movimentou a comunidade desde que foi lançado e é uma das maiores tendências de 2019.

O estilo Auto Chess mistura elementos do MOBA tradicional com xadrez, fazendo com que os jogadores se enfrentem em um tabuleiro e precisem vencer duelos definidos pela inteligência artificial. A partir desta mistura surgiu oficialmente o Dota Underlords. O game foi lançado em junho de 2019 e chegou a ultrapassar a marca de 120 mil jogadores simultâneos.

LoL ou DotA 2, qual é o melhor jogo? Opine no Fórum do TechTudo

Counter-Strike

Counter-Strike tem a história mais famosa entre os mods de jogos eletrônicos. Antes do surgimento dele, Half-Life era um game de tiro em primeira pessoa que fazia muito sucesso. Lançado em 1998 pela Valve, a produção era jogada pela dupla Jess Cliffe e Minh Le. Eles já se preparavam para lançar uma modificação de outro game, mas decidiram usar Half-Life como base, já que dava uma liberdade maior. Deste projeto, surgiu Counter-Strike. O trabalho de Cliffe e Le foi então comprado pela desenvolvedora, que viu o potencial do produto.

CS, como é conhecido, foi lançado em 2000 e se tornou um grande fenômeno entre os jogadores de computador e foi protagonista de vários torneios em lan houses. Nos dias de hoje, CS continua como um dos games mais jogados do mundo.

DotA 2

O game, que teve um mod que deu origem a Dota Underlords, também nasceu de uma modificação. Em 2002, a Blizzard lançou Warcraft III: The Frozen Throne, uma expansão de Warcraft III: O Reinado do Caos. O jogo de estratégia em tempo real conseguiu boas notas da crítica especializada e angariou vários fãs ao redor do mundo. A fama do game atraiu a atenção dos modificadores, que mexiam principalmente nos mapas da produção.

Como já tinha feito com CS, a Valve contratou os modificadores e lançou uma versão beta de Dota 2 em 2011. Somente dois anos depois a versão final foi lançada

... para computadores. Atualmente, o game chega a ter quase 700 mil jogadores simultâneos na Steam.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

DayZ

O MMO DayZ é mais um game que surgiu como modificação do jogo ArmA2, lançado em 2009. DayZ começou a ser desenvolvido em 2012, depois que a produtora contratou o programador Dean Hall. A versão de acesso antecipado do game foi lançada em 2013, mas o jogo completo só ficou disponível em 2018. Hoje em dia, DayZ ainda tenta emplacar seu sucesso, sendo o 32º mais transmitido na Twitch.

Via Polygon, Steam Charts, Twitch Metrics, Gamepedia, Gamespot



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.