A instabilidade que atingiu o Facebook nesta quarta-feira (3) revelou um "segredo" do Facebook: como a rede social identifica as fotos dos usuários através de inteligência artificial. Um bug que afeta as fotos do feed faz com que descrições feitas pela máquina surjam na tela. “Imagem pode conter uma ou mais pessoas e texto”, diz a descrição de um dos posts publicados na fanpage do TechTudo. O comportamento se estende também para publicações do Instagram, que também apresentou erros desde o início da manhã desta quarta.

Quando a falha ocorre em fotos de usuários, é possível perceber quando a rede social identifica exatamente de quem se trata, revelando uso do sistema de reconhecimento facial. Se a inteligência artificial identificar corretamente o rosto, a descrição da foto pode conter o nome da pessoa, mesmo que ela não tenha sido marcada manualmente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em outros exemplos coletados pelo The Verge, é possível ver como a tecnologia inteligente compreende fotos com flores, prédios e paisagens em geral. Em alguns casos, a falha de carregamento pode acontecer na foto de perfil do usuário, fazendo com o que o Facebook mostre como a inteligência artificial identifica o rosto de uma pessoa. Nessas situações, aparecem informações sobre barba, óculos, momento do dia e até o estilo da foto — se é tirada de perto ou de longe, por exemplo.

Procurado pelo TechTudo, o Instagram ainda não se pronunciou sobre o erro. O Facebook reconheceu a série de falhas na rede social e disse estar trabalhando para resolvê-las. “Sabemos que algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível", diz a nota da empresa.

Os erros nas imagens das redes sociais se mantiveram ati

... vos até o fechamento da matéria. Já em relação ao WhatsApp, que também passa por uma pane, permanecem relatos de usuários de que fotos e áudios não podem ser enviados.

Via The Verge

WhatsApp não faz download de imagens e vídeos? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.