A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que 620 mil pessoas pediram bloqueio de ligações de telemarketing nesta terça-feira (16), primeiro dia de operação do cadastro nacional Não Me Perturbe. O balanço considera o período da meia-noite até 17h. Parte dos consumidores teve dificuldades para acessar a plataforma. O órgão diz ainda que os relatos de sobrecarga foram repassados para a administradora do sistema e que “foram tomadas providências técnicas para resolução do problema”.

“Recomenda-se ao usuário, contudo, que caso não consiga realizar o cadastro, tente utilizar o site em outro horário de menor movimentação, dado que ele continuará disponível”, esclarece a agência em nota ao TechTudo. Uma reunião será realizada ainda hoje, em Brasília, com executivos das organizações envolvidas para avaliar o lançamento da ferramenta.

O novo cadastro Não Me Perturbe faz parte de uma iniciativa das empresas de telecomunicações. Interessados podem manifestar interesse em participar da lista e parar de receber ligações que ofereçam produtos e serviços do setor, como telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura. As quatro maiores companhias telefônicas participam do projeto: Claro/NET, Oi, TIM e Vivo. No setor de telefonia Algar, Nextel e Sercomtel também aderiram à medida, assim como a prestadora de TV paga Sky.

Na mesma nota, a Anatel reforça que o Não Me Perturbe não vale para outros ramos de atuação. “É importante lembrar, contudo, que serviços e produtos de setores não regulados pela Anatel não são abrangidos pela iniciativa”, afirma a agência.

A Anatel lembrou que o cadastro é único e nacional. Todas as prestadoras porventura selecionadas pelo consumidor, no momento da inscrição, deverão respeitar o desejo de não receber ligações. As companhias têm 30 dias para interromper as chamadas

... a partir do momento da solicitação.

Pessoas inscritas em listas similares mantidas por Procons estaduais, como o de São Paulo e do Paraná, não precisam se cadastrar novamente, pois o Não Me Perturbe utiliza as bases de dados.

O Não Me Perturbe também não engloba mensagens SMS, mas somente ligações telefônicas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.