Os Home Theaters est?o cada vez mais na casa de todos por conta dos pre?os mais acess?veis e configura??es supermodernas. Separamos algumas dicas para voc? tirar melhor proveito dessa m?quina e poder garantir um som de cinema em casa. Confira!

Lista re?ne os Home Theaters com melhores pre?os da Samsung, Sony e LG

Na hora de comprar: ser? que ? bom usar aparelhos da mesma marca?

Os Home theaters com melhor custo-benef?cio do mercado s?o os In-a-box (ou HTB), vulgo ?integrados?, cujas caixas de som, o Player e a TV s?o da mesma marca. Apesar de n?o garantirem?alta qualidade, os conjuntos vendidos por baixo pre?o conquistam a maior parte de usu?rios que procuram aliar, o m?ximo que puderem, a qualidade do som ? imagem sem gastar muito dinheiro.

Home theater integrado padr?o comum 5.1 com caixas sem fio (Foto: Divulga??o/Sony)

No geral, eles cumprem o que prometem, mas n?o s?o espetaculares. A verdade ? que se pretendes usufruir ao m?ximo do seu Home Theater ? aconselh?vel ter um Receiver ?dedicado? ? em outras palavras, fabricado por marcas especializadas ? por garantirem uma fidelidade sonora sem igual. Por?m, sai um pouco mais caro.

Vantagens do Receiver modular

O Receiver de Home Theater ?dedicado?, aparelho respons?vel por amplificar e distribuir o som, ? o mais proveitoso tamb?m por permitir que v?rios equipamentos de marcas diferentes se conectem ao sistema de som, simultaneamente, como Blu-ray player, Videogame, Cable box, Notebook, etc. Receivers como os fabricados pela Denon, Yamaha ou Pioneer t?m esse e outros recursos incompar?veis aos dos ?integrados?, normalmente produzidos pela Samsung, LG, Panasonic e Philips, por exemplo.

Receiver modular da Pioneer tem capacidades t?cnicas superiores aos integrados (Foto: Divulga??o/Pioneer)

Ter um Receiver modular ? uma boa porque ? capaz, ainda, de automatizar e transformar o seu Home Theater em ?multi-sistem?. Se n?o tiver Wi-Fi integrado, ele possibilita que a TV tenha conex?o direta com a internet que, por sua vez, agrega v?rios servi?os essenciais para o usu?rio, como acesso ? locadoras de filmes online, intera??o com as redes sociais executa alguns aplicativos na tela e tantos outros conte?dos muito usados. Se o seu aparelho conta com Bluetooth e tecnologia NFC, aproveite e explore melhor os recursos. O primeiro serve para reproduzir arquivos de m?dia a partir do smartphone ou tablet, e ativando o segundo basta encostar no equipamento para rodar qualquer conte?do do celular na TV.

Como reproduzir o som do meu Home Theater? Veja solu??es de usu?rios.

Espa?o adequado

O espa?o onde o Home Theater ? montado pode contribuir bastante para que o usu?rio tenha uma experi?ncia agrad?vel (ou contr?ria) quando for curtir o cinema caseiro. Elementos como ac?stica e ilumina??o inadequadas chegam a interferir diretamente na qualidade do som e da imagem. Para garantir imagens equilibradas escolha um lugar com pouca penetra??o da luz solar. No quesito som, prefira sempre caixas ac?sticas para evitar distor??es, mesmo se levantar o volume ao m?ximo. Caso use um retroprojetor, o ideal ? que haja menos penetra??o poss?vel da ilumina??o solar para n?o estourar o branco da tela e nem da l?mpada transmissora?do equipamento.

Padr?o ideal de Home theater ?integrado?

Os padr?es mais

... comuns de Home Theaters s?o: o 5.1 (5 Caixas de som e 1 Subwoofer) e o 7.1 (7 Caixas de som e 1 Subwoofer). Atualmente, entretanto, j? se encontra dispon?vel ? venda o modelo 7.2, com 1 Subwoofer a mais para proporcionar maior sensa??o de imers?o ao usu?rio. O Subwoofer ? o aparelho que se encarrega pelo grave profundo do som. O padr?o 7.2 ? ideal para quem deseja ter uma experi?ncia mais intensa assistindo ao filme preferido, ou se optar somente por ouvir m?sica com extrema qualidade.
Home theater 7.2 s?o os integrados mais potentes dispon?veis no mercado (Foto: Divulga??o/Sony)

Considerando as configura??es t?cnicas, prefira sistemas integrados que, al?m dos tradicionais ajustes autom?ticos, trazem entradas HDMI, compat?veis com sinal 3D; bem como portas USB, que servem para rodar v?deos em HD armazenados em pendrive ou HD externo. S?o eles que justificam melhor o investimento feito na compra de um Home Theater.

Disposi??o das Caixas de som

Muitas vezes n?o damos import?ncia, mas a boa disposi??o das caixas no ambiente influencia demais na performance geral do sistema de som. Por isso, procure sempre montar o Home Theater com as caixas frontais do lado da TV e as traseiras cada uma em um canto, mas todas posicionadas para o sof? principal ? o que fica na frente da TV ?, pois desse jeito o som ficar? concentrado exatamente onde voc? estiver sentado, sem distor??o, provocando a sensa??o de estar te colocando no meio da a??o do filme por um simples envolvimento com o som.

Nos quesitos pot?ncia e tamanho, o Subwoofer deve ficar posicionado lateralmente entre as caixas frontais e traseiras, no ch?o ou em algum suporte baixinho, para que os graves n?o abafem o resto da sonoridade. Se as caixas forem do formato de cubo e n?o as cumpridas, tente sempre pendurar as traseiras para surtir o mesmo efeito das altas. Se os autofalantes forem sem fio, melhor, considerando que n?o ter? problemas com os cabos no meio da sala.?

Controles automatizados

Se o modelo do seu Home Theater vem sem o comando automatizado, temos uma solu??o simples para que voc? aproveite melhor o seu cinema em casa, sem necessidade de estar se levantando do sof? para realizar certas tarefas. Basta baixar um aplicativo compat?vel com o seu dispositivo m?vel iOS ou Android.?

Controle automatizado usando aplicativo em um tablet comum (Foto: Divulga??o/ Sony)

Nem toda mundo possui recursos financeiros suficientes para montar um Home Theater com qualidade sofisticada: quanto mais qualidade, maior o pre?o. Por isso, aproveite as nossas dicas para deixar a sua pequena sala de cinema com um sistema sonoro de qualidade e por um pre?o mais em conta.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.