Emojis presentes em posts do Twitter podem indicar o tipo de emoção que está mais relacionado a um determinado assunto ou lugar que vira assunto no microblog. Segundo um relatório da empresa de monitoramento de mídia social Brandwach, certas marcas, locais e até dietas estão ligadas a um certo tipo de expressão emocional que pode ser estimado com a análise das carinhas mais compartilhadas.

O dia 17 de julho é o World Emoji Day, criado para celebrar esse tipo de comunicação que se tornou comum na Internet – a comemoração faz alusão à data marcada na imagem de calendário convencionada pelo Unicode. Conheça, nas linhas a seguir, cinco fatos curiosos sobre o uso de emojis revelados pelo levantamento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Quais são os emojis mais usados e o que significam

A Brandwatch analisou o Twitter em 2018 e trouxe no relatório os emojis mais usados no microblog. Segundo a empresa, a carinha mais popular é a que mostra lágrimas de felicidade (????). Em seguida aparece um emoji que expressa a emoção contrária: o rosto chorando alto (????), que é usado em igual número por homens e mulheres.

O terceiro emoji mais usado foi o “cara sorridente com olhos de coração (????)”, normalmente associado a posts que mencionam palavras como “Bonito” (Beautiful) e “fofo” (cute). Depois, aparece o emoji de coração (❤️), seguido pelo emoji “mão que aponta à direita” (????), que normalmente não vem ligado a nenhum tipo de emoção forte, mas pode ser usado para destacar tweets na timeline

Na sexta colocação aparece o “coração roxo” (????), muito compartilhado por fãs da banda coreana BTS. Na sequência, outro coração: o “coração duplo” (????), que aparece em tweets que citam “felicidade” e pode ser tanto vermelho quanto rosa. Fecham o top 10 os emojis “Rosto sorridente com olhos sorridentes” (????) , “rosto pensativo” (????) e “mãos juntas” (????) que, no Brasil, é comumente associado à oração.

2. Emojis alegres dominam, mas vêm caindo

Segundo o estudo, os emojis que transmitem emoções alegres seguem dominando o volume de compartilhamentos, com 28,7%. No entanto, esse número reduziu 2,3% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, o envio de carinhas relacionadas ao medo foi o que mais aumentou: de 2017 a 2018, emojis desse tipo foram usados por internautas 9,1% a mais e, atualmente, respondem por 16,1% do total.

3. Dietas que dão raiva

Ao se debruçar sobre os tipos de emojis compartilhados por quem está fazendo dieta, a empresa de monitoramento descobriu que há uma delas que se destaca por deixar os usuários do Twitter especialmente enfurecidos. Segundo a pesquisa, quase 60% dos posts com emojis sobre dietas sem lactose expressavam raiva. Por outro lado, a “dieta da limonada” (master cleanse) foi a que mais se relacionou com tuítes alegres.

4. ‘Haters’ imperam nos fóruns da Internet

O relatório sobre emojis confirmou a fama que fóruns de Internet têm por espalhar cultura de ódio. Os dados presentes no estudo apontam que esse tipo de site é o que mais registra emojis relacionados à raiva: postagens com esses emojis respondem por 30% do conteúdo publicado. Na outra ponta está o Instagram, que traz a maioria do conteúdo alegre entre as redes analisadas. Foco da pesquisa, o Twitter é a plataforma que traz o maior equilíbrio de emojis com

... emoções distintas.

5. Restaurantes e expressões de nojo

O levantamento também traz impressões gerais sobre quais tipos de marcas mais se relacionam com certos emojis. O mais curioso é o caso dos restaurantes: estabelecimentos dessa categoria são mencionados em tuítes contendo emojis de nojo em uma quantidade quase 150% maior que a média. Já empresas aéreas costumam ser mais associadas a carinhas que expressam medo.

Qual o significado das luas do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.