Usuários do Uber que eventualmente foram vítimas do golpe conhecido como treme treme podem denunciar a atividade ilegal dos motoristas envolvidos. A opção para denunciar colaboradores do app, que está disponível no app para iPhone (iOS) e nos smartphones Android, permite enviar um relato da fraude para analistas da empresa. A funcionalidade está disponível para qualquer corrida registrada no histórico – até mesmo naquelas realizadas há mais de 30 dias.

Em resposta ao TechTudo, a companhia informa que atividades que burlem o sistema de precificação devem ser denunciadas para que motoristas sejam penalizados ou, até mesmo, banidos definitivamente de seu serviço pelo aplicativo. Para saber como denunciar motoristas ao cair no treme treme ou outros golpes envolvendo o Uber, siga o tutorial que preparamos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Uber e toque sobre o ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, acesse a opção "Suas Viagens";

Passo 2. Toque sobre o registro da corrida que teve problema e, na página seguinte, acesse "Opiniões sobre o motorista";

Passo 3. Toque em "Tive outro problema com meu motorista". Feito isso, relate que foi vítima da fraude e clique no botão "Enviar".

Use a dica sempre que tiver problemas envolvendo os motoristas ao realizar uma corrida pelo Uber.

O que é treme treme do Uber?

Motoristas estão burlando o GPS do app Uber para deixar as viagens mais caras, em uma fraude chamada de treme treme. Além disso, após serem punidos pela plataforma, os golpistas compram contas falsas para continuarem pegando passageiros e ganhando dinheiro. Em uma outra modalidade do golpe, eles conseguem “furar a fila” e pegar corridas nos aeroportos com mais facilidade.

O esquema polêmico é feito de forma simples e só funciona se o celular do motorista for Android, por um recurso que é nativo do smartphone e do sistema operacional do Google. Embora possa notar que o caminho está mais longo do que o comum, o passageiro não consegue perceber a fraude efetivamente, uma vez que o motorista está seguindo o caminho indicado pelo GPS.

O que diz a Uber

"A empresa ressalta que a cobrança de qualquer valor maior do que aquele que foi calculado pelo app e que apareça na tela do usuário configura uma violação aos Termos e Condições da plataforma.

... Caso ocorra algum tipo de cobrança nesse sentido, o usuário pode denunciar o problema pelo próprio aplicativo. Temos equipes e tecnologias próprias que analisam viagens suspeitas para identificar tais violações e, caso comprovadas, banir as contas dos envolvidos, conforme previsto nos Termos e Condições de Uso da plataforma".

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.