O 50º aniversário do pouso na Lua é comemorado pelo Google nesta sexta-feira (19) com Doodle animado e vídeo especial. A missão Apollo 11 fez parte do Projeto Apollo, da NASA, cujo objetivo era fazer a primeira viagem bem-sucedida à Lua. Dela surgiram grandes nomes, como o astronauta Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar no satélite natural.

O Doodle ilustra Armstrong pousando na Lua, próximo à nave e ao logo do buscador. Ao fundo, é possível ver a Terra. A imagem convida o internauta a pressionar play e conferir o vídeo vertical que simula a chegada do homem à Lua. A Apollo 11 chegou ao astro dia 24, oito dias depois da decolagem da nave na Terra.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O vídeo exibido no Doodle foi produzido na vertical, pensado para ser assistido em celulares. O clipe conta com narração do astronauta Michael Collins, que fez parte da missão espacial como piloto do módulo de comando da Apollo 11. A animação segue o estilo de desenho do Doodle, e mostra desde a decolagem da Apollo 11 até a volta dos astronautas à Terra, no dia 25. O vídeo, publicado no YouTube, fornece legendas em português.

É possível passar por uma experiência imersiva com o pouso da Lua pesquisando por "Apollo 11" no Google. Dispositivos habilitados para realidade aumentada exibem uma opção especial no painel de informações da busca, que permite descobrir a missão no espaço a partir de uma recriação em 3D do módulo de comando que transportou Armstrong, Collins e Aldrin.

Além dos recursos especiais no site de busca, o Google Arts & Culture comemora o aniversário de 50 anos da missão com uma exposição disponível a partir do endereço: artsandculture.google.com/project/moon-landing . A exibição conta com informações como o plano de preparação da NASA para a Apollo 11, entrevistas com empresas que cobriram a aterrissagem, e fatos curiosos e pouco conhecidos da viagem espacial.

Homem na Lua

O projeto Apollo foi elaborado pela NASA na década de 1960 com o objetivo de levar o primeiro homem à Lua. O programa fazia parte dos esforços dos Estados Unidos de ganhar vantagem sobre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas durante a corrida armamentista da Guerra Fria. Participaram da expedição os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Entre os planos futuros da NASA, está uma nova exploração lunar a partir do programa Artemis. O projeto

... prevê levar a primeira mulher à Lua até 2024, e estabelecer viagens sustentáveis ao astro até 2028. Em seu site oficial, a NASA compartilha que as próximas expedições têm como objetivo se preparar para missões mais complexas, como viagens para Marte.

Via Google, NASA e Forbes

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.