Recuperar fotos apagadas do WhatsApp é possível com três dicas fáceis de executar. Muitos usuários passam pela situação de excluir alguma imagem ou vídeo e se arrepender em seguida. Para conseguir a mídia de volta, a solução mais confiável e efetiva é ter um backup salvo no smartphone. Porém, existem outras formas simples para Android e iPhone (iOS) de conseguir o arquivo perdido. Confira, nas linhas a seguir, algumas dicas para você recuperar fotos e vídeos apagados do WhatsApp.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pedindo para a pessoa que você enviou

Caso tenha clicado em “Apagar para mim” para deletar uma imagem, você ainda pode recuperá-la com a pessoa ou o grupo que você enviou. Ao escolher essa opção, a imagem é deletada de seu aparelho, mas não significa que ela sumiu para todos. Porém, caso você tenha excluído clicando em “Apagar para todos”, uma forma de recuperar é caso o contato para quem você enviou tenha compartilhado com outro usuário antes de você apagá-la.

Vale citar que existe um truque para ver mensagens apagadas no WhatsApp: usar o Notification History, um aplicativo gratuito para Android que permite ler o conteúdo excluído para todos no mensageiro. O mesmo app também possibilita ouvir áudios excluídos da plataforma. No entanto, não é possível visualizar imagens e vídeos com a ferramenta.

2. Restaurando de um backup

Outra forma de recuperar uma mídia perdida do WhatsApp é por meio de um backup. A versão do app para Android permite que isso seja feito com o Google Drive, enquanto a do iPhone (iOS) salva o histórico no iCloud. Também é possível fazer um backup local, salvo diretamente no dispositivo. Para que este método funcione, é preciso ter o recurso ativado antes que você tenha apagado o arquivo.

Passo 1. Para acessar o backup, clique no Menu, localizado na parte superior direita com o símbolo de três pontinhos. Em seguida, vá até Configurações > Conversas > Backup de Conversas;

Passo 2. Na tela "Backup de conversas" é possível ver a data do backup mais recente, além da frequência com a qual ele está configurado. Você pode definir se ele será feito apenas via Wi-Fi ou também por conexão 3G/4G, além de incluir vídeos ou não. Para fazer backup por meio do Google Drive, é preciso selecionar uma conta do Google;

Passo 3. Se o arquivo foi apagado antes do último backup, você pode recuperá-lo desinstalando o aplicativo e reinstalando novamente. Após confirmar seu número, haverá um aviso para restaurar as mensagens que estavam armazenadas no momento do backup. Clique em "Restaurar" para que isso seja feito.

3. Verificando a pasta do WhatsApp no dispositivo

Este método funciona apenas para usuários do Android. O WhatsApp salva todos os arquivos de mídia recebidos e enviados em uma pasta no seu dispositivo. Mesmo que você tenha apagado uma imagem, é possível que ela ainda esteja nesta pasta.

Passo 1. Para acessá-la,

... baixe algum aplicativo de explorador de arquivos, como o File Manager ASTRO. Vá até Armazenamento Interno > WhatsApp > Media;

Passo 2. Você terá acesso às imagens em “WhatsApp Images”, aos vídeos em “WhatsApp Video” e até mesmo aos áudios em “WhatsApp Audio”. Ao escolher alguma das pastas de mídia, você verá todos os arquivos que recebeu. Para acessar o conteúdo enviado, clique em “Sent”.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.