Usuários de Android e iPhone (iOS) podem recuperar fotos e imagens apagadas de seus dispositivos ou cartões de memória. Aplicativos que oferecem o serviço se apoiam no acesso root para realizar uma varredura profunda na memória de armazenamento de dispositivos Android, enquanto outros dispensam a ação e atuam com algoritmos que executam uma procura um pouco mais superficial em busca do conteúdo perdido. Para quem deseja realizar a recuperação de arquivos excluídos no iPhone (iOS), ela deve ser feita dentro do próprio sistema do telefone ou por meio do iCloud, já que não existem aplicativos gratuitos que realizam essa ação disponíveis na App Store.

A maior parte dos softwares voltados para o sistema operacional do Google também oferece uma versão premium do serviço, que passa a recuperar arquivos de todos os tipos e até a armazenar dados excluídos na nuvem. A seguir, veja uma lista com os melhores aplicativos para recuperar fotos e imagens no Android e como realizar essa função no iPhone (iOS) por meio do iCloud, o sistema de armazenamento em nuvem da Apple.

1. DiskDigger

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O DiskDigger pode ajudar o usuário a restaurar fotos e imagens excluídas ou perdidas na memória interna do celular ou no cartão de memória. O serviço promete recuperar arquivos até mesmo depois da formatação dos sistemas. É possível fazer upload das fotos e imagens restauradas diretamente no Google Drive, no Dropbox, enviá-las por e-mail ou salvá-las em uma pasta no próprio dispositivo.

O aplicativo pode realizar a função de recuperação de duas maneiras. A primeira delas é com o auxílio do acesso root, ação que otimiza o uso de apps no aparelho Android e que pode ser realizada previamente pelo usuário no dispositivo. Com ele, o aplicativo pesquisa por toda a memória do aparelho em busca das imagens perdidas. Sem o acesso, o app realiza uma varredura limitada, pesquisando apenas a memória cache e miniaturas. A ferramenta ainda possui uma versão PRO, que conta com a restauração de outros arquivos, além de fotos e imagens.

2. DigDeep Image Recovery

O DigDeep Image Recovery é um aplicativo para Android que promete recuperar fotos e imagens excluídas do dispositivo. O serviço faz uma busca na memória interna do aparelho e no cartão de memória para procurar vestígios dos arquivos em formato JPG, JPEG e PNG, e é simples de ser utilizado. O usuário deve iniciar o app e aguardar enquanto a plataforma faz uma leitura dos dados e pastas do aparelho e do cartão SD.

Essa ação pode levar um tempo para ser executada e depende do tamanho da memória do dispositivo. Ao fim da busca, é possível ver os resultados compilados em pastas com imagens que devem ser checadas uma a uma pelo usuário para que ele selecione aquelas que deseja restaurar. Diferentemente de outros aplicativos com a mesma função, o DigDeep Image Recovery não exige o acesso root para um melhor desempenho na recuperação de dados.

3. Undeleter Recuperação de Dados

O Undeleter Recuperação de Dados é uma das opções disponíveis para recuperar arquivos excluídos do armazenamento interno de aparelhos com o sistema Android. A ação também pode ser aplicada para o cartão de memória usado no dispositivo. A limitação do Undeleter fica por conta do acesso root, que também é necessário para que o app funcione com o máximo de desempenho. Sem o acesso, ele é capaz apenas de pesquisar por imagens em caches de aplicativos.

O app possui anúncios, mas a restauração dos arquivos é um serviço gratuito. É possível comprar um desbloqueador que, além de remover propagandas, dá ao usuário o poder de realizar a recup

... eração de imagens em segundo plano — o que pode ser vantajoso, já que a busca pelos arquivos pode ser demorada. As extensões de arquivos procurados pelo aplicativo são diversas, incluindo também EPUB, MP3, PDF e BMP, mas apenas para um número selecionado de apps.

4. Lixeira Dumpster

O Lixeira Dumpster é um aplicativo para dispositivos Android que recupera arquivos e imagens de celulares. Diferentemente dos outros apps desta lista, sua principal função é ajudar a recuperar apenas os arquivos que foram deletados após a sua instalação. O Dumpster salva os arquivos, imagens e vídeos excluídos para que possam ser recuperados posteriormente pelo usuário. O app funciona como uma lixeira alternativa do dispositivo, facilitando a vida do usuário para recuperar de forma instantânea arquivos apagados acidentalmente. Recentemente, foi adicionada a funcionalidade que permite ao usuário recuperar fotos excluídas antes da instalação do Dumpster.

Existe uma versão premium do aplicativo para quem não deseja perder espaço na memória do dispositivo. O Dumspter Premium é baseado na nuvem, assegurando o uso do serviço sem contar com espaço de armazenamento do Android. Nessa versão é possível fazer backup de arquivos excluídos na nuvem e, quando desejar, o usuário pode reverter a ação e restaurar seus dados.

5. Photo Recovery

O Photo Recovery é um aplicativo disponível apenas para Android que possibilita ao usuário a recuperação de fotos e imagens excluídas, escondidas ou perdidas no dispositivo. O serviço promete uma busca avançada no armazenamento do aparelho e o upload e a transferência dos arquivos restaurados para outros locais. É possível encontrar instruções na tela inicial do app para iniciar o processo de restauração.

O usuário pode escolher entre dois métodos de recuperação, em que diferentes algoritmos fazem a varredura do sistema ou do cartão SD em busca dos arquivos perdidos. A recuperação de mídia realizada pelo Photo Recovery pode levar alguns minutos, de acordo com a memória disponível no dispositivo. Ao finalizar a busca, o app exibe uma pasta com os itens recuperados, que podem ser selecionados pelo usuário e transferidos para outros locais do dispositivo.

6. iCloud

Não existem opções gratuitas de aplicativos que recuperem fotos e imagens perdidas ou excluídas em dispositivos iPhone (iOS). Como as fotos e vídeos produzidos com o aparelho são armazenados no aplicativo Fotos, do próprio sistema da Apple, a primeira dica é ver se elas não estão na pasta “Apagados”, que fica em “Álbuns”. Nela, o aparelho armazena arquivos excluídos por um período de 30 dias. Caso o usuário encontre o arquivo desejado, poderá facilmente restaurá-lo e fazer com que ele volte à galeria do celular.

Outra alternativa é consultar o iCloud e restaurar o último backup realizado antes da exclusão dos arquivos. Como as fotos tiradas no iPhone podem ser armazenadas na Biblioteca de Fotos do iCloud, é possível que o usuário consiga encontrar o arquivo desejado com o auxílio desse serviço.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.