Nove em cada dez pessoas usam emojis em todas as conversas pela Internet. Entre homens e mulheres, a carinha "chorar de rir" (????) é a mais usada. Quando um e-mail chega com emoji no assunto, aumentam as chances de que ele seja aberto. Essas e outras informações estão no Relatório de Tendências de Emoji 2019, realizado pela Adobe e publicado no último dia 15. A empresa entrevistou 1.000 usuários, nos Estados Unidos, que falaram sobre os hábitos de uso desse tipo de linguagem virtual. Confira, a seguir, dez fatos curiosos sobre o uso de emojis.

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1. Emojis mais usados

Na pesquisa da Adobe, 93% dos entrevistados afirmaram que usam emojis em todas suas conversas pela Internet. Entre as mulheres, os emojis favoritos são o "chorar de rir"(????), "coração vermelho" (❤️) e "carinha de beijo" (????). Já entre os homens, segundo o relatório da Adobe, entre os mais usados estão o "chorar de rir" (????). "carinha com olhos sorridentes" (????) e "carinha com lágrima" (????) . De maneira geral, os emojis que demonstram algum tipo de alegria, amor ou tristeza são os favoritos.

2. Quem usa emoji é mais 'amigável'

A maioria dos entrevistados (81%) acredita que pessoas que usam emojis nas conversas são mais amigáveis e acessíveis. O motivo: emojis ajudam na comunicação entre quem fala línguas diferentes e conseguem expressar sentimentos e ideias instantaneamente.

3. Emojis sim, ligações telefônicas não

Cerca de 65% dos entrevistados confessaram que preferem expressar suas emoções com os emojis a ter que telefonar para alguém e contar como estão se sentindo. O uso das carinhas e símbolos facilita a demonstração de sentimentos e deixa as pessoas mais confortáveis nas conversas, principalmente entre os que fazem parte da geração Z (nascidos entre o final dos anos 90 até 2010). Nesta faixa etária, inclusive, 58% preferem usar emojis à palavras.

5. Emojis dominam as redes sociais

Os emojis são mais usados em aplicativos de mensagem de texto (82%), como o WhatsApp. Entre as redes sociais, o Facebook é onde mais se usa emojis (42%) — bem mais do que no Instagram (21%), Snapchat (18%) e, por último, o Twitter (6%). Nos e-mails, SMS e até aplicativos de encontro, os emojis também se fazem presentes.

6. Mais figuras de comida

Novos tipos de figurinhas são muito desejados. Cerca de 76% dos entrevistados querem que mais opções de carinhas sejam disponibilizados, como de comida ou bebidas (14%), animais (8%) e emoções (8%).

7. Emoji errado

Três em cada cinco entrevistados já recebeu um emoji errado. Os motivos variam: ou o remetente não entendeu o real significado da figurinha ou o emoticon não tinha nada a ver com o teor da conversa. Um terço dos usuários também confessou que já se arrependeu de ter enviado algum tipo específico de emoji.

8. Amigos são os que mais recebem emojis

Apesar de serem usado em diferentes tipos de conversa, cerca de 83% dos entrevistados preferem enviar emojis aos amigos. Companheiros (como namorados, maridos ou esposas) também recebem muito emojis, assim como os familiares e colegas de trabalho.

9. Ambiente de trabalho

Apesar do tom descontraído, 61% dos entrevistados pela Adobe contaram que costumam usar emojis mesmo no ambiente de trabalho. A maioria acredita que o uso das carinhas ajuda a demonstrar simpatia (78%) e credibilidade (63%), e pode tornar as conversas entre o

... s colegas muito mais sinceras (74%).

10. Emojis podem ajudar nas vendas

Segundo o relatório da Adobe, 58% dos entrevistados afirmaram que se um e-mail de uma marca ou serviço chegar com um emoji na linha do assunto (subject), a chance de a mensagem ser lida é muito maior. E tem mais: 44% que participaram da entrevista afirmaram que os produtos anunciados com emoticons tornam-se muito mais atrativos. Entre os itens favoritos a receberem emojis estão refeições, ingressos de cinema e roupas.

Via Adobe

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