A Apple contrata funcionários para ouvir gravações de usuários com o objetivo de treinar a assistente virtual Siri. Segundo uma publicação do The Guardian desta sexta-feira (26), um corpo de terceirizados tem acesso a trechos de áudio capturados pelo iPhone, Apple Watch e HomePod – muitas vezes, contendo informações privadas, como conversas entre médico e paciente, negociações, compra de drogas e pessoas fazendo sexo. Procurada pelo jornal, a Apple confirmou que humanos têm acesso a uma quantidade pequena de áudios da Siri para ajudar a detectar falhas técnicas.

A empresa, no entanto, nega que seja possível identificar usuários por meio das gravações. “Uma pequena parte dos comandos feitos à Siri é analisada para melhorar a assistente e a função de ditado. As solicitações da pessoa não estão associadas ao Apple ID do usuário. As respostas da Siri são analisadas em instalações seguras e todos os revisores estão sob a obrigação de aderir aos requisitos rigorosos de confidencialidade da Apple”, explicou a companhia ao The Guardian.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A informação veio à tona após um desses empregados, cuja identidade não foi divulgada, revelar o trabalho para o The Guardian. De acordo com a fonte, o conteúdo gravado é fornecido aos funcionários junto com localização, detalhes de contato e dados de aplicativos usados pelo dono do aparelho.

Ele conta que a Apple não pede detalhes sobre o que foi ouvido. A única ação que se pode tomar é enviar um relatório apontando possível falha técnica – ou seja, a empresa só pediria para informar se uma determinada gravação indica se a Siri foi ou não ativada sem querer.

A Apple confirmou que as tarefas desses funcionários envolvem apontar situações em que a Siri é ativada por engano. As gravações acessadas por humanos teriam, segundo a empresa, “apenas alguns segundos de duração” e representariam menos de 1% de tudo o que a assistente captura.

No entanto, o funcionário alega que o trabalho envolve ouvir trechos de gravação por vários segundos para entender se o usuário chamou a assistente propositalmente ou não. O campeão de ativações por engano é o Apple Watch. Segundo a fonte ouvida pelo jornal, o relógio grava trechos de cerca de 30 segundos em que seria possível “ter uma boa ideia sobre o que está acontecendo”.

Nos seus termos de uso, a Apple diz que os dados capturados pela Siri podem ser usados para ajudar a assistente, a aprimorar o ditado e a reconhecer melhor o jeito que o usuário fala. No entanto, a empresa não deixa claro que outras pessoas podem ouvir trechos de gravações nesse processo.

Vale lembrar que a Amazon também entrou em uma polêmica envolvendo sua assistente virtual Alexa recentemente. No começo do mês, a empresa confirmou que guarda transcrições de comandos ditados para

... a Alexa mesmo se o usuário decidir apagar as gravações de voz manualmente. De acordo com a companhia, esses dados são usados para que o Amazon Echo possa entender quando está sendo chamado pelo dono sem precisar fazer contato com os servidores. Não ficou claro, porém, se as informações ficam armazenadas apenas no próprio aparelho.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.