O TikTok, aplicativo de vídeos e dublagens para Android e iPhone (iOS), possui recursos que podem deixar mais interessantes as criações dos usuários. A rede social permite fazer duetos com famosos, criar GIFs a partir dos vídeos, “roubar” as músicas dos amigos, sincronizar o áudio para que haja uma perfeita leitura labial e criar slideshows animados com fotos da galeria. Também há questões que envolvem a privacidade, como a possibilidade de deixar o perfil privado.

O TikTok ficou famoso em 2018 ao reunir vídeos de dublagens e de pessoas cantando ou fazendo esquetes engraçadas e coreografias, batendo a marca de um bilhão de downloads. O app aparece na quarta posição da lista de programas mais baixados do mundo no segundo trimestre de 2019, sendo o segundo colocado na App Store, atrás apenas do YouTube. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar usuários iniciantes a aproveitar recursos interessantes do TikTok para deixar os vídeos mais criativos e engraçados.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Deixar sua conta privada

Assim como no Instagram e em outras redes sociais, é possível deixar o seu perfil do TikTok privado, para que só os seguidores aprovados por você tenham acesso aos seus vídeos e curtidas, garantindo uma maior privacidade à conta. Para deixar o perfil do TikTok privado, abra seu perfil, toque nos três pontinhos de opções no canto superior da tela, escolha “Privacidade e segurança” e ative a chave “Conta Privada”.

2. Enviar um vídeo da galeria

Além dos vídeos gravados dentro do próprio app, o TikTok permite que usuários compartilhem arquivos da galeria na rede social. Para isso, basta tocar no ícone de “+” para criar um novo post, selecionar o botão “Realizar upload” e escolher o vídeo na sua biblioteca — é permitido escolher mais de um vídeo para criar um clipe com várias imagens. Após o carregamento, será possível editar a duração, adicionar músicas, efeitos e filtros normalmente.

3. Criar um slideshows com suas fotos

O TikTok permite criar vídeos a partir de suas fotos, construindo um slideshow animado. Para encontrar a opção, acesse o ícone de “+” e selecione o item “MV”, no carrossel localizado abaixo do botão de captura. Os layouts disponíveis serão exibidos para que você escolha o que mais gosta. Em seguida, basta marcar as fotos da galeria para que o app termine o trabalho de criação automaticamente. As animações combinam suas fotos com as batidas das músicas, criando animações com estéticas diferenciadas e modernas.

4. Excluir seus vídeos

Caso você publique um vídeo por engano ou apenas tenha enjoado dele, é possível exclui-lo do seu perfil de forma fácil. Abra o vídeo desejado, toque nos três pontinhos de opções localizados na lateral da tela e escolha “Excluir”.

5. Fazer um GIF a partir de um vídeo

O TikTok permite transformar qualquer cena de um vídeo em GIF para enviar pelas redes sociais ou salvar na galeria. Para isso, toque na setinha de compartilhamento e escolha “Compartilhar como GIF”. Depois, basta escolher a plataforma que deseja, para que o app envie o conteúdo automaticamente. Em algumas delas, como o WhatsApp, por exemplo, é possível editar a animação para criar o GIF apenas com um trecho específico.

6. Ativar o temporizador

O temporizador é útil para você gravar seus vídeos sem precisar segurar o celular com as mãos, pois ele interrompe a gravação no tempo que você determinar, com o limite de 15 segundos. A função também aciona uma contagem regressiva antes de iniciar a captura das

... imagens. Para ativar, basta tocar em “Temporizador”, no menu da tela de gravação, e escolher o tempo desejado.

7. Baixar vídeos

Os vídeos gravados ou publicados no TikTok podem ser baixados de forma fácil para o celular. Basta abrir o vídeo desejado, tocar na setinha de compartilhamento e escolher “Baixar vídeo”. O arquivo será armazenado automaticamente na memória. Vale dizer que o vídeo salvo exibirá a logo do TikTok e o nome de usuário do autor do post.

8. Usar uma música de outra pessoa

Caso você assista a um vídeo de um amigo ou celebridade e queira usar aquela música em uma publicação própria, basta tocar no ícone de disco de vinil exibido no canto inferior da tela. A página mostrará todos os clipes que já foram gravados com aquele áudio e permitirá que você também grave o seu, tocando no botão vermelho com o símbolo de uma filmadora.

9. Sincronizar a música ao vídeo

Os vídeos de dublagens precisam ter uma boa sincronização entre áudio e vídeo para alcançar o efeito ideal de lypsinc, e o TikTok tem uma ferramenta que ajuda nessa tarefa. Após a gravação e escolha do áudio, toque em “Cortar”, no menu superior, e ajuste a melodia ao vídeo. Para isso, basta arrastar o controle deslizante até chegar ao ponto que deseja.

10. Fazer um dueto

Você pode criar um vídeo cantando ao lado de um amigo ou de um artista no TikTok de forma fácil, sem precisar baixar o arquivo original ou recorrer a aplicativos externos. Para isso, basta abrir o vídeo desejado, tocar na setinha de compartilhamento e escolher a opção “Dueto”. A partir de então, a tela será dividida ao meio e você poderá gravar sua versão da música ao lado da publicação original.

11. Acessar seu TikCode

Cada usuário do TikTok possui um TikCode, uma espécie de código de barras digital para identificar sua conta. Ela é útil para compartilhar seu perfil de forma rápida e permitir que outras pessoas encontrem sua página por meio do escaneamento do código. Para acessar seu TikCode, abra seu perfil e toque no ícone de QR Code, no canto superior direito. Na mesma página, você poderá escanear TikCodes de outros usuários para segui-los.

Instagram não abre? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.