Um dos principais pontos ao criar um novo perfil em uma rede social ? escolher qual ser? a foto do seu perfil. O que muita gente n?o sabe ? que diferentes estudos j? tentaram ajudar na escolha do clique perfeito para parecer mais simp?tico e atraente. Essas pesquisas ajudam a entender quais os elementos t?m maior impacto sob o p?blico, ajudando, por exemplo, a ganhar mais seguidores na Internet.

Cinco curiosidades sobre o Instagram, brasileiros, curtidas e perfis

Tire a foto perfeita para o perfil das redes sociais (Foto: Pond5)

Para ter no??o da import?ncia de uma boa foto, em 40 milissegundos somos capazes de tirar conclus?es sobre as pessoas com base em uma imagem. Isso ? muito menos do que um d?cimo de segundo. Se voc? quer entender melhor esses estudos, confira agora a lista com diferentes pesquisas:

1. Os sete elementos de uma boa foto

Uma pesquisa divulgada no jornal da associa??o Psychological Science (pss.sagepub.com/content) destaca a import?ncia da imagem de perfil e quais as impress?es com a foto. Foram estudados diferentes elementos da foto usada em uma rede social como o olhar, as roupas e o sorriso.

Os pesquisadores chegaram a conclus?o que sete elementos trazem uma vis?o geral do clique perfeito:

- Mostre os dentes ao sorrir;
- Use terno/casacos de cor escura com camisa clara;
- Deixe que seu maxilar projete alguma sombra no pesco?o;
- Fa?a uma foto foto que mostre ombros e rosto ou da cintura at? o rosto;
- Use a t?cnica ?Squinch? ? explicada pelo fot?grafo profissional Peter Hurley. Que diz que um retrato frontal fica mais fotog?nico ao projetar a cabe?a para frente e fechar/cerrar um pouco os olhos;
- Fa?a uma composi??o assim?trica;
- Evite usar ?culos ou acess?rios que cubram seus olhos;

Foto sem Squinch (esquerda) e com Squinch (direita) por Peter Hurley (Foto: Reprodu??o/PeterHurley.com)

No YouTube, Peter Hurley mostra a t?cnica aplicada a diversos tipos de rosto em posi??es diferentes.

A pesquisa ainda diz que ? bom tentar tirar as fotos em um fundo iluminado e de frente para a c?mera (inclinar um pouco o rosto de lado tamb?m pode ser produtivo). Al?m disso, ? preciso evitar chap?us; ?culos de sol; cabelo, sombras nos olhos, sorriso muito exagerado ou com muita sensualidade.

2. Acessibilidade, domin?ncia e atra??o

Esses foram os tr?s pontos que foram estudados pelos pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de York (pnas.org). A partir da pesquisa com 1.000 imagens de rostos para fotos de perfil, eles descobriram 65 caracter?sticas que afetam as percep??es. Os detalhes s?o tantos que a tabela mostra coisas como ?curva do nariz? e ?posi??o da ma?? do rosto?.

Toda a pesquisa chegou a tr?s diferentes percep??es:

Acessibilidade (Ser? que essa pessoa quer me ajudar ou me atrapalhar?);
Domin?ncia (Essa pessoa pode me ajudar ou prejudicar?);
e Atra??o (Seria um bom parceiro ou um rival?).

Abaixo veja todos os resultados. A tabela deve ser lida da seguinte maneira: App significa Approchability (Acessibilidade), Yo-Att significa Young Attraction (Atra??o) e Dom significa Dominance (Domin?ncia).

... perfil (Foto: Divulga??o/York)" title="Tabela da Universidade de York explica pontos positivos de fotos de perfil (Foto: Divulga??o/York)" width="695" height="1117">Tabela da Universidade de York explica pontos positivos de fotos de perfil (Foto: Divulga??o/York)

Em geral, os pesquisadores disseram que os fatores mais importantes para cada grupo vinham em caracter?sticas comuns. Para Acessibilidade, a boca foi fundamental: ?rea da boca, altura e largura da boca, abertura da boca e curva do l?bio inferior. Ou seja, sorrir ? um dos componentes chave para se mostrar mais Acess?vel.

Agora, se voc? quer se sentir mais Atraente para os outros, deve investir nos olhos. As caracter?sticas mais importantes s?o a ?rea dos olhos, a ?rea da ?ris, altura dos olhos e largura dos olhos. Olhos relativamente grandes ou bem abertos, por exemplo, d?o a impress?o de ser mais jovem.

Por fim, para ser Dominante, as principais caracter?sticas s?o altura da sobrancelha, ma?? do rosto e olhos destacados, satura??o da pele e varia??o da cor da pele. A imagem abaixo reproduz o estere?tipo masculino para cada um deles:

Veja exemplos de melhores impress?es (Foto: Divulga??o)

3. Simpatia, compet?ncia e influ?ncia

A ferramenta Photofeeler d? o feedback de uma foto sua por meio de coment?rios e votos de outras pessoas. O sistema funciona da seguinte maneira: Voc? posta uma foto sua e determina para que ser? utilizada (profissionalmente, para amigos ou para a procura de relacionamentos amorosos) e as pessoas votam sobre o quanto a foto ? simp?tica, inspira compet?ncia e influ?ncia.

Al?m de ser poss?vel testar suas fotos, o site d? exatamente as mesmas sete dicas citadas por n?s no primeiro item de pesquisas, apesar do foco nas tr?s qualidades: profissional, amigos e relacionamentos).

4. Avatares

Os avatares 2D podem nos ajudar muito, segundo pesquisadores da Toronto York University (spsp.org). O estudo entrevistou pessoas que apontaram quais os avatares que eles mais gostariam de ser amigos e que t?m caracter?sticas que podem ser aproveitadas para as fotos de perfil: olhos abertos, face oval, express?o do sorriso e cabelo castanho. J? os pontos negativos, como introvers?o e desagrado, foram: express?o neutra ou negativa, cabelo preto ou muito escuro e uso de chap?u e/ou ?culos de sol.

5. Como ser atraente

A psic?loga do Estado do Oregon, Elisabeth Daniels (oregonstate.edu), entrevistou 118 adolescentes e mulheres, jovens e adultas, sobre as suas impress?es sobre o perfil de uma mulher de 20 anos no Facebook. Metade dos participantes tiveram acesso a uma imagem sexy e a outra metade uma imagem mais conservadora. Contradit?rio? A foto conservadora venceu nas tr?s categorias: atratividade (acharam que ela era bonita), social (disseram que poderiam ser amigos) e compet?ncia (demonstraram confian?a em um trabalho bem feito).?

6. OkCupid

O site OkCupid, de relacionamentos amorosos, divulgou uma an?lise (blog.okcupid.com) de dados de seus usu?rios que diz que o texto escrito de biografia influ?ncia somente 10% naquilo que as pessoas pensam de voc?.

Eles chegaram a conclus?o ap?s esconder o texto de perfil para uma amostra de usu?rios, mostrando somente a foto. Dessa forma, eles puderam estudar a imagem e o texto juntos e s? a imagem. Em outro estudo, eles afirmam que fotos de mulheres olhando para c?mera (encarando) t?m mais efeito de atratividade, enquanto as imagens dos homens sem olhar (misteriosos) s?o mais bem sucedidas.

7. Quatro principais conselhos

Para Guy Kawasaki, especialista em social media, quatro fatores fazem uma boa foto de perfil:

- Esteja sozinho na foto. Ou seja, sem animais, fam?lia, amigos, logotipos, etc;
- N?o esteja em uma foto totalmente sim?trica;
- A fonte de luz deve estar na frente da pessoa;
- Tenha ao menos 600 pixels de largura na foto;

Via BufferSocial

Qual a sua rede social favorita? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.