Configurar um roteador da Huawei pode parecer complicado para usuários menos experientes. Mas, apesar disso, o dispositivo tem uma interface de configurações que pode ser acessada facilmente. Nessa plataforma, o usuário pode realizar ajustes como mudar o nome da rede, a senha de acesso ou até criar uma rede de convidados, por exemplo.

Confira a seguir como configurar sua rede sem fio em um roteador da Huawei. Vale ressaltar que as dicas são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa. Mas, caso o usuário não se sinta seguro em realizar as alterações, é interessante optar por recorrer a um especialista.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Configurar nome e senha da rede Wi-Fi

Passo 1: Procure no roteador o número de IP de acesso para logar no painel de configurações do equipamento. Essa informação geralmente fica em uma etiqueta no verso do aparelho, mas, caso não encontre, assista ao vídeo abaixo;

Passo 2: Em posse do número de IP, abra um navegador de internet de sua preferência e digite o número na barra de pesquisa. Não se esqueça de teclar "Enter" para acessar a página;

Passo 3: Insira o nome da conta e a senha de acesso nos campos correspondentes e clique em "Login". Essas informações também podem ser encontradas no verso do equipamento, junto ao endereço de IP. Por padrão, costumam ser "telecomadmin", para o nome da conta, e "admintelecom", como senha;

Passo 4: No menu superior, navegue até a aba "WLAN" e clique na opção "2.4G Basic Network Settings";

Passo 5: No campo "SSID Name", insira o nome que você desejar para a sua rede Wi-Fi. Em seguida, marque a caixa da opção "Enable SSID" para ativar a conexão sem fio, selecione "WPA/WPA2 PreShareKey" na lista "Authentication Mode" e "TKIP&AES" como modo de encriptação. Por fim, insira uma senha forte (com número e caracteres) no campo "WPA PreSharedKey" e clique no botão "Apply" para registrar as alterações.

2. Habilitar e configurar a banda de 5 GHz

A banda de 5 GHz não está disponível em todos os roteadores da marca, sendo necessário conferir na caixa ou no manual do produto se há suporte à faixa de frequência. A tecnologia promete transmitir dados com boa velocidade, mas seu alcance é menor, sendo ideal para casos em que a conexão é de alta velocidade (acima de 100 Mb/s) ou quando a banda de 2,4 GHz já está muito congestionada em sua região.

Passo 1: Ainda na aba "WLAN", clique no menu lateral "5G Basic Network Settings";

Passo 2; Marque a caixa "Enable SSID" para habilitar a banda de 5 GHz e repita o mesmo processo do "Passo 5", inserindo nome e senha da rede e selecionando o modo de autenticação e encriptação.

3. Habilitar uma rede para convidados

Habilitar este recurso pode ser útil caso você precise oferecer acesso ao Wi-Fi, mas não queira passar a senha da rede principal de sua casa aos seus convidados. O recurso cria uma conexão sem fio temporária com todos os parâmetros de segurança e que pode ser desativada facilmente.

Passo 1: Em "WLAN", vá até o menu lateral "2.4G Basic Network Settings" e clique no botão "New";

Passo 2: Insira um nome para a rede de convidados e habilite a visualização da rede (Enable SSID). Depois, insira a quantidade de dispositivos que podem se conectar simultaneamente à rede (Number of Associated Devices) e

... salve as alterações clicando em "Apply";

Passo 3: Você será redirecionado para a página anterior. Marque a caixa correspondente a rede de convidados e selecione o modo de autenticação "WPA/WPA2 PreShareKey" caso queira proteger a rede com senha, do contrário você pode selecionar "Open" para deixar a conexão livre, aberta para qualquer usuário;

Passo 4: Se você escolheu deixar a rede aberta, sem senha, não há mais nada a fazer. Sua rede Wi-Fi para convidados já está configurada e funcionando corretamente. Mas, caso tenha optado por proteger a conexão com senha, selecione a opção "TKIP&AES" como modo de encriptação e insira a senha no campo "WPA PreSharedKey". Aplique todas as alterações clicando no botão "Apply".

4. Alterar o canal e padrão de operação da rede Wi-Fi

Alterar o canal da rede sem fio é totalmente opcional, necessário apenas para melhorar a transmissão do sinal wireless, evitando interferências causadas por ondas de mesma frequência. Já a alteração do padrão de operação deve ser feita apenas se você tiver um dispositivo que se conecta apenas a um tipo específico de padrão Wi-Fi.

Passo 1: É possível alterar o canal e o padrão de operação de ambas as redes. Para isso, vá até o menu "WLAN" e clique em "2.4G Advanced Network Settings" ou em "5G Advanced Network Settings" para modificar o canal e o padrão da rede de 2.4 GHz ou 5 GHz, respectivamente;

Passo 2: Em "Channel", selecione o canal desejado para a sua rede e, em "Mode", o modo de operação. Salve as alterações clicando em "Apply".

Como faço para configurar o roteador? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.