Android 10 é o nome oficial da próxima versão do sistema do Google para celulares. A empresa anunciou, nesta quinta-feira (22), que deixou de lado os nomes de sobremesas em ordem alfabética para designar o sistema operacional e passou a adotar um esquema estritamente numérico – até então, o software vinha sendo chamado de Android Q. Há também mudanças no logotipo, com fonte diferente e a volta do robô verde.

As novidades visam simplificar e globalizar ainda mais a marca. Segundo a companhia, o novo nome pode ser lido e pronunciado mais facilmente por usuários que falam diversos idiomas. A atualização está em fase Beta desde março e pode ser lançada em versão final até o final de agosto

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os nomes de sobremesa do Android surgiram como codinomes internos, mas logo ficaram conhecidos do público mais amplo e passaram a ser adotados na marca oficial. Os nomes do doces foram sempre em inglês: Cupcake (Android 1.5), Donut (1.6), Eclair (2.0), Froyo (2.2), Gingerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4), Lollipop (5.0), Marshmallow (6.0), Nougat (7.0), Oreo (8.0) e Pie (9.0). Antes da oficialização, o nome trazia apenas a primeira letra – a próxima seria a Q.

Segundo o Google, a estratégia perdeu sentido conforme aumentou a popularidade do Android no mundo, já que há dificuldade na pronúncia e alguns alimentos sequer são sobremesas fora dos Estados Unidos. O sistema de nomes poderia ser confuso, segundo a empresa, especialmente para novos usuários.

Por exemplo, L e R não são distinguíveis quando faladas em alguns idiomas. Então, quando algumas pessoas nos ouviram dizer o Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que ele se referia à versão depois do KitKat. É ainda mais difícil para os novos usuários do Android, que não estão familiarizados com a convenção de nomenclatura, entender se o telefone está executando a versão mais recente. Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um deleite popular em muitas partes do mundo
— Google

Mudanças visuais

O robô verde clássico do Android está de volta ao logotipo, posicionado ao lado ou acima do nome por extenso do sistema. O texto também mudou de fonte e de cor, trocando o verde pelo preto. De acordo com o Google, a nova coloração deve facilitar a leitura especialmente para pessoas com deficiências visuais. No entanto, eventualmente, poderá ter variações em azul, verde e outras quatro cores, dependendo da situação.

Quando é o lançamento do Android 10?

Em testes há cinco meses, o Android 10 deverá ser liberado em versão final ainda em agosto, se o calendário dos últimos anos for mantido. A expectativa é de que o sistema tenha estreia no Pixel 4, smartphone que já teve informações confirmadas pelo Google em junho

... e que deve ser lançado em breve.

Outros fabricantes devem liberar o novo sistema na sequência, como LG, Motorola, Samsung e Xiaomi. As datas, porém, ainda não foram divulgadas. Por enquanto, apenas a Nokia divulgou planos de liberar o Android 10 para alguns de seus celulares ainda em 2019.

Apesar do nome com o número 10, o Android completou o décimo aniversário há dois anos, em 2017. Atualmente, o sistema operacional tem cerca de 2,5 bilhões de dispositivos ativos no mundo.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.