Torneios de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e outros esports já sofreram com polêmicas causadas pela prática de match fixing. Em busca de dinheiro fácil, jogadores profissionais combinam resultados, apostam e chegam a forçar a própria derrota em grandes competições do FPS da Valve. A prática pode gerar o banimento dos jogadores do cenário competitivo de CS:GO e, no pior dos casos, a prisão dos infratores. A seguir, entenda o que é Match Fixing e como essa prática pode ser prejudicial para os campeonatos do jogo.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que significa match fixing?

Match fixing é basicamente manipulação de resultados. Isso acontece quando uma equipe combina de perder propositalmente em uma competição para que ela e possíveis outros envolvidos possam tirar vantagem do resultado. O time pode ter como objetivo ajudar ou prejudicar outra equipe participante da competição ou faturar dinheiro com apostas.

Regras no competitivo

Após casos de manipulação de resultados em torneios de CS:GO, a Valve informou que aqueles que tiverem esse tipo de conduta serão banidos permanentemente de todas as suas competições. Segundo a desenvolvedora, é inaceitável que, em um cenário que cresce constantemente ano após ano, indivíduos queiram tirar vantagem de seus próprios fãs. A empresa concluiu dizendo que o objetivo das suspensões é criar um ambiente mais profissional para o CS:GO.

Outras ligas, como a ESL e a DreamHack, também estabeleceram regras semelhantes quanto ao match fixing. Apesar disso, já houve casos em que ambas as empresas liberaram os jogadores para suas competições após um tempo de suspensão, não sendo um banimento permanente como o estabelecido pela Valve.

Escândalos de Match Fixing

Um dos escândalos mais emblemáticos de match fixing aconteceu em 2014, durante o torneio CEVO Professional League. A equipe iBuypower, favorita, enfrentou a Netcodeguides, que venceu por um placar de 16-4. Após muitos rumores envolvendo esse resultado, investigações confirmaram, em janeiro de 2015, que se tratou de um caso de manipulação de resultados.

Por conta disso, os envolvidos foram banidos permanentemente de torneios realizados pela Valve. No caso de outras ligas, como a DreamHack, os jogadores foram liberados para jogar após aproximadamente três anos de suspensão.

Em agosto de 2019, na Austrália, seis pessoas foram presas após alegações de manipulações de resultados em torneios de CS:GO. Além do baniment

... o permanente de competições, os envolvidos podem sofrer uma pena de até 10 anos de prisão, segundo as leis do país contra as manipulações de resultado em esportes convencionais. As autoridades locais afirmaram que esse foi o primeiro caso do tipo e que levarão a sério qualquer acusação de match fixing também nos esportes eletrônicos.

Via PCGamer, Dot Esports, Liquipedia e NSW



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.