O Instagram pode apresentar erro ao tentar postar uma foto com localização no Android e iPhone (iOS). O problema pode acontecer quando, ao exibir a lista de pontos próximos ou ao criar uma localização nova, o aplicativo não exibe as localidades na página de busca. Em geral, o resultado é ver a tela de localização vazia, sem cidades, pontos turísticos ou estabelecimentos para escolher.

As causas são variadas: podem estar ligadas a funções desativadas no celular, permissões configuradas incorretamente ou queda na conexão à Internet. Veja como solucionar a falha que impede a localização do Instagram de carregar no smartphone.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ative os serviços de localização

O Instagram só permite marcar fotos com localização se a função correspondente estiver ativada no sistema operacional. Veja como verificar:

No Android

Acesse as configurações e encontre as opções de localização. O item costuma estar no menu de Privacidade do sistema — em telefones da Samsung, está em “Biometria e segurança”. Em seguida, certifique-se de que os serviços de localização estão ativados.

No iPhone

Acesse o app Ajustes no iPhone, toque em “Privacidade” e veja se há o rótulo “Sim” indicando que os “Serviços de Localização” estão ativos.

2. Verifique permissões

Mesmo que o GPS e outros recursos de localização do celular estejam ativos, é possível que o Instagram não tenha permissão para acessar essa informação. Certifique-se de que o app tem autorização nas configurações.

No Android

Passo 1. Nas configurações, acesse o item “Aplicativos” e encontre o Instagram na lista de apps instalados;

Passo 2. Toque em “Permissões” e verifique se a chave ao lado de “Local” ou “Localização” está ligada.

No iPhone

Nos Ajustes, role a tela e toque em “Instagram”. Depois, veja se o item “Localização” está configurado como “Durante o uso”;

3. Limpe o cache do aplicativo

Arquivos armazenados pelo Instagram após uma atualização malsucedida podem estar por trás da falha na função de localização. Se essa for a razão, limpar o cache do aplicativo pode resolver.

No Android

Passo 1. Acesse o Instagram no menu de aplicativos das configurações;

Passo 2. Toque em “Armazenamento” e selecione “Limpar cache”.

No iPhone

Passo 1. Acesse o menu “Geral” nos ajustes e abra “Armazenamento do iPhone”;

Passo 2. Procure o Instagram na lista e selecione “Desinstalar app”. Ao baixar novamente o app na App Store, a rede social trará sua conta intacta, porém sem o eventual lixo eletrônico acumulado até

... então.

4. Verifique a conexão com a Internet

A função de localização do Instagram usa GPS, mas também requer conexão ativa para operar. Se nada aparece na tela de locais, vale checar se páginas abrem normalmente no navegador. Caso negativo, veja se os dados do celular estão ligados e reinicie o roteador se o smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Erro ao adicionar localização em fotos do Instagram; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.