O Ryzen 7 3800X promete ser uma opção interessante para quem busca um processador capaz de entregar o máximo de performance para diversos tipos de uso. O chip da AMD oferece oito núcleos, 16 threads e traz clock máximo que pode chegar aos 4,5 GHz. Com 7 nm e aproveitando todas as tecnologias para o soquete AM4, o componente chega para concorrer com os Intel Core i9.

Confira a seguir mais informações a respeito do processador AMD e saiba se ele vale a pena para você. No Brasil, é possível encontrar a CPU à venda em lojas online por preços em torno de R$ 2.500. Mas, vale lembrar, o produto ainda não está disponível de forma oficial no mercado nacional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Especificações

O processo de fabricação em 7 nm é característico da arquitetura Zen 2, e o chip traz especificações interessantes. Ao todo, são oito núcleos e 16 threads em um processador desbloquado de fábrica para realizar overclock.

O clock base do modelo é de 3.9 GHz, e pode chegar aos 4.5 GHz em turbo clock. Ter 16 threads à disposição é muito positivo, sobretudo para usuários que trabalham com softwares de edição, por exemplo, que costumam exigir o trabalho de mais núcleos. Já para games, por exemplo, o número elevado de núcleos não deve fazer tanta diferença.

O processador da AMD também é compatível com a tecnologia PCI Express 4.0, permitindo que a velocidade de transmissão do barramento ganhe uma boa aceleração.

Desempenho

Segundo a AMD, o Ryzen 7 3800X deve ser, ao menos, 15% mais rápido em relação aos processadores Ryzen da geração anterior. Muito por conta do novo processo de fabricação, além da adoção de novas tecnologias nos modelos mais recentes.

Em alguns games, o componente consegue superar a performance do Ryzen 2700X em mais de 30%, o que faz com que os jogadores obtenham um ganho considerável na taxa de quadros exibida.

Consumo

Em relação ao consumo, o Ryzen 7 3800X conta com TDP na casa dos 105 Watts. Vale lembrar que, apesar desse número menor, os AMD ainda consomem mais que modelos rivais: o Core i9 9700K, por exemplo, traz TDP de 95 Watts.

O novo método de fabricação trouxe algumas melhorias, mas não houve grandes alterações no consumo em relação à geração passada, mantendo os 105 Watts. Apesar disso, vale destacar que seu desempenho continua estável, mesmo elevando o clock boost.

Placa mãe

Uma das vantagens apontadas por quem utiliza os processadores AMD é a utilização de um mesmo soquete desde a primeira geração dos processadores Ryzen. Mas, apesar da possibilidade de utilizar praticamente qualquer processador Ryzen em um grande número de placas, os chips mais modernos contam com tecnologias que só estão disponíveis em chipsets atuais.

Desse modo, para que usufruir de todas as tecnologias disponíveis para a nova CPU da AMD, é interessante adotar uma placa mãe de chipset X570. Apesar do preço mais elevado, o modelo oferece suporte adequado ao novo processador, o que deve levar a uma experiência completa.

Concorrentes

Entre os principais concorrentes do Ryzen 7 3800X estão o Intel Core i7 9700 e o Intel Core i9 9700K. Vale lembrar que os processadores de décima geração da Intel já foram anunciados, mas ainda não há versões dos chips para desktop. O Intel Core i7 9700 possui oito núcleos e oito threads, que trabalham com uma frequência entre 3,6 e 4,9 GHz. Com TDP de 95 Watts, o processador da Intel é fabricado em 14 nm e não é desbloqueado para overckock.

Já o Intel Core i9 9700K é desbloqueado, mas, assim como o C

... ore i7, possui oito núcleos e oito threads. O modelo, que também é fabricado em 14 nm, consegue superar o processador da AMD em alguns benchmarks, mesmo não tendo especificações tão avançadas. Dessa forma, o chip pode ser uma opção interessante, além de ser mais em conta.

Custo-benefício

A grande vantagem para quem considera um Ryzen 7 3800X é que o chip da AMD pode ser utilizado em placas-mãe de diferentes gerações. Mas, vale lembrar: se o usuário não tiver ao menos uma X470, utilizar o novo processador em um chipset de entrada não deve ser a melhor alternativa.

De qualquer forma, o novo modelo da AMD oferece uma grande quantidade de núcleos. Se para usuários gamer isso talvez não faça muita diferença, quem busca um chip para trabalhar com softwares de produtividade deve ter um ganho considerável de desempenho.

AMD ou Intel: qual processador comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.