Uma falha de segurança pode colocar em risco informações de pagamento de usuários de iPhone que já atualizaram para o iOS 13. Segundo pelo menos dois relatos publicados no Reddit, o sistema teria adicionado cartões de crédito de desconhecidos à conta, com direito a nome, endereço e alguns dígitos aparentes. Não se sabe se as informações poderiam ser usadas na App Store ou para comprar produtos com o Apple Pay. Em tese, dados do tipo deveriam ser criptografados e acessíveis apenas pelo aparelho do proprietário.

De acordo com um dos usuários, o suporte técnico da empresa tomou a reclamação a sério e prometeu providências. Se for confirmado, será mais um caso de problema na nova versão do software, que foi liberado para todos na última quinta-feira (19) e já tem nova atualização marcada para esta terça-feira (24), data prevista para o lançamento do iOS 13.1. A Apple ainda não comentou o incidente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apenas dois supostos casos vieram ao público até o momento. No primeiro deles, um usuário diz que o problema ocorreu quando ele tentou atualizar a forma de pagamento cadastrada no iTunes usando o iPhone com iOS 13. Ao terminar o procedimento, o cartão de uma mulher desconhecida havia sido cadastrado no lugar.

Hoje eu decidi mudar meu cartão de crédito do iTunes. Eu usei o recurso de tirar fotos [do cartão]. Ele leu bem meu cartão, mas quando eu salvei, o cartão de crédito de outra pessoa foi salvo! Uma mulher de Illinois. Eu tenho seu nome completo, o endereço de cobrança e os últimos 4 dígitos do cartão de crédito dela! – Thanamite (Reddit)

No segundo caso, o usuário "creadtedbyeric" diz que um cartão de crédito desconhecido apareceu cadastrado na sua conta sem que qualquer procedimento tivesse sido iniciado. Segundo o relato, um gerente sênior atendeu ao chamado de suporte. "Todo mundo com quem eu falei levou esse assunto muito a sério", explica.

Demais usuários que comentam as postagens no Reddit dizem já ter passado pelo mesmo problema em versões anteriores do sistema. Outros chegam a afirmar que o bug "é recorrente" após atualizações de software no iPhone.

Até agora há pelo menos mais uma falha de segurança encontrada no iOS 13: mesmo com a tela bloqueada, invasores podem acessar contatos e histórico de chamadas do telefone. Além disso, há diversas reclamações de fechamentos repentinos de aplicativos e travamentos inesperados.

Como se proteger?

Não há como garantir que a falha vai ou não afetar um usuário, já que foram poucos os relatos do erro. No entanto, aguardar o lançamento do iOS 13.1, nesta terça-feira (24), pode ser uma medida importante para se prevenir, embora não haja confirmação sobre a solução do bug no novo update.

Para usuários que já estão com o iOS 13 instalado, é possível remover os dados de cartão de crédito da sua conta até que o problema seja reso

... lvido, mas também não há como afirmar que isso protegerá os dados do usuário. No menu "Ajustes", basta tocar nas configurações da sua conta, ir até "Pagamento e Entrega", tocar sobre o cartão e ir até "Remover".

Via Reddit (1, 2), MSPowerUser e 9to5Mac

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.