A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) da Prefeitura de São Paulo considera clandestino o UBus, serviço de ônibus por aplicativo operados pela Metra. De acordo com a nota enviada inicialmente ao Diário do Transporte e obtida pelo TechTudo, o serviço não é credenciado, e pode ser considerado transporte irregular. Ainda segundo o texto, o credenciamento tem por objetivo garantir segurança e prevenir a ocorrência de acidentes. A SMT já havia obrigado a empresa a suspender o serviço na última terça-feira (1).

A UBus começou a operar em parceria com a Metra no último dia 25, fazendo a ligação entre São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e Berrini, na Zona Sul de São Paulo. A startup também emitiu um posicionamento, em que diz ser apenas uma empresa de tecnologia, que não possui ônibus e exige que suas operadoras parceiras possuam concessão pública na área de transporte coletivo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O aplicativo UBus, disponível para Android e iPhone (iOS), já teve milhares de downloads desde o dia 23, antes mesmo do início da operação do serviço. O programa informa horários, preços e disponibilidade de assentos, além de dar uma previsão do momento do desembarque. Com preço de R$ 14,50, os ônibus são executivos e possuem poltronas reclináveis, além de ar-condicionado, Wi-Fi e portas USB.

Segue a íntegra da nota enviada pela SMT da Prefeitura de São Paulo:

"A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informa que o serviço não está credenciado e, portanto, é clandestino. O credenciamento visa garantir a segurança dos munícipes e prevenir a ocorrência de acidentes. Denúncias sobre o transporte irregular de passageiros podem ser realizadas pelo telefone 156, pelo aplicativo ou pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. É necessário informar o número da placa do veículo, o local e o horário da infração."

A resposta da empresa também foi confirmada pelo TechTudo e segue abaixo:

"A startup Ubus esclarece que é apenas uma empresa de tecnologia, criada para fazer a ponte entre passageiros e operadoras de transporte legalizadas. O Ubus não possuiu veículo próprio. Cabe à concessionária prestar todo serviço de transporte e auxílio para o usuário. Para se tornar parceira da Ubus a operadora deve ter a concessão pública na área de transporte coletivo, bem como toda a documentação necessária para exercer a atividade, como é o caso da Metra, na linha 376. O Ubus fo

... i criado com a intenção de ajudar a solucionar o problema de mobilidade urbana no Brasil, oferecendo um transporte coletivo de excelência, confortável, com todas as comodidades dos aplicativos por demanda, mas com um valor mais acessível."

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.