A Alexa, famosa assistente de voz da Amazon, enfim, chegou ao Brasil e já fala com fluidez a língua dos nativos. O recurso, que promete ser uma boa alternativa ao Google Assistente, foi anunciado em evento de lançamento na última quarta-feira (2), em São Paulo, e o TechTudo esteve por lá para fazer alguns testes. Entre os destaques, é possível usar a voz para pedir comida, ouvir sua música favorita ou até mesmo interagir com um meme. A assistente de voz estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos a partir do próximo sábado, dia 5 de outubro.

Alguns recursos

Uma das facilidades evidentes trazida pela Alexa foi a possibilidade de solicitar serviços já integrados ao cotidiano por comando de voz. Para isso, a Amazon desenvolveu uma coleção de APIs e ferramentas voltadas para desenvolvedores de apps integrar seus serviços à Alexa, o chamado Alexa Skills Kit. Com tais skills, os usuários podem pedir uma comida pelo iFood, chamar um carro pelo Uber ou consultar sua conta no Bradesco, por exemplo, sem precisar passar pelas etapas de acesso convencional. Para somar aos recursos em destaque, os assinantes da Amazon Prime também poderão fazer compras por meio da fala. Ao cadastrar o dispositivo Echo à conta, é possível, por exemplo, pedir uma bola de futebol e ela chegar à sua casa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No entanto, questionado pelo TechTudo, o gerente geral da Alexa no Brasil, Ricardo Garrido, afirmou que os comandos dados à assistente para experiência de uso não serão transformados em sugestão de consumo personalizado. Ou seja, segundo o executivo da Amazon, se o usuário solicitar, por exemplo, uma receita de comida para Alexa como um comportamento frequente, o recurso não usará estes dados para construir uma sugestão de compra associada ao tema, como de um livro de receitas ou um conjunto de panelas.

Conversando em português

Durante os testes guiados da Alexa em português, a proximidade da fala cotidiana, voz agradável e entonação natural chamam a atenção. Para alcançar este objetivo, o diretor internacional de Alexa, Michele Butti, afirma que foi preciso uma observação direta aos hábitos locais. Segundo o executivo "os brasileiros têm gostos, elementos culturais e até humor bem diferentes e quisemos construir um novo produto inteiramente brasileiro". Assim, a assistente de voz está programada para reconhecer diversos tipos de sotaque pronunciado em todas as regiões do Brasil por meio da tecnologia text-to-Speech.

A empresa também optou por utilizar à opção pela linguagem coloquial em prol da norma culta. A escolha traduz melhor o caráter conversacional para gerar a experiência próxima de "bater um papo com um amigo". Logo, ao conversar com a assistente de voz, é possível ouvir termos em inglês de modo "abrasileirado", uma resposta engraçada a um meme, uma citação da Clarice Lispector ou ter a Rita Lee como cantora favorita da Alexa.

E como ter acesso?

Para usar a Alexa, o usuário deve adquirir um de seus dispositivos compatíveis. Para isso, a empresa trouxe ao Brasil três speakers da linha Echo, que servirão como porta-voz para a assistente de voz. São eles: o Echo Dot e o Echo Show 5, que estão disponíveis a partir desta quinta-feira (3), na loja da Amazon e na Fast Shop. Já o alto-falante Echo, que está repaginado, só

... poderá ser adquirido em novembro. Os preços de variam entre R$ 249 (pré-venda) e R$ 699.

Além deles, algumas marcas parceiras já trazem a Alexa integrada em seus gadgets, como fones da JBL e Sony, modelos de Smart Tvs da LG e soundbar da Yamaha são alguns dos exemplos. O aplicativo em si estará disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativo a partir do deste sábado, dia 5.

*A jornalista viajou a São Paulo a convite da Amazon

A loja Amazon USA é confiável? Veja dicas para comprar no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.