Qual a geração do meu processador? Para pessoas que montam seu próprio PC essa pergunta pode ser fácil de ser respondida, mas no caso de notebooks não é. Nesse tutorial o TechTudo vai ensinar como você pode descobrir, através do próprio Windows, qual a geração que o processador o seu computador pertence. Essa informação é importante para sabermos do que o chip de processamento é capaz de fazer e quais recursos e funções ele pode executar. 

O que é CPU? Entenda qual é o significado da sigla e sua importância

Um bom processador para jogos é ideal (Foto: Divulgação) (Foto: Um bom processador para jogos é ideal (Foto: Divulgação))Descobrir a geração do seu processador é simples; aprenda (Foto: Divulgação/Intel)

Gerações de processadores?

Toda família de processadores, sejam eles Intel ou AMD, são compostas por gerações, assim como numa família humana. Tomando como exemplo a Intel, atualmente a sua família de processadores é a Core i, composta pelos chips Core i3, Core i5 e Core i7. Essa família de processadores (Core i) já passou por várias várias gerações e atualmente está na quinta.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Opine no Fórum do TechTudo.

De uma geração para outra a fabricante adiciona recursos, funções e otimiza algumas tarefas. Ainda usando como exemplo a Intel, ela ficou conhecida por um ritmo de atualizações batizado de “Tick-Tock”. Em um ano ela lança atualizações “tick”, que consistem apenas no aprimoramento da microarquitetura atual. No ano seguinte seguinte ela lança uma atualização “tock”, que consiste numa nova microarquitetura, com novas funções e recursos. Então, ela será melhorada no ano seguinte com uma atualização “tick” e o ciclo é continuado.

Descobrindo a geração do meu processador

Passo 1. Abra o Menu Iniciar do Windows e em seguida clique com o botão direito no item “Computador”.

Abrindo o menu iniciar (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Abrindo o menu iniciar (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Na nova janela de menu que surgir, clique no último item, “Propriedades”.

Indo até as Propriedades do computador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Indo até as "Propriedades" do computador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Você será levado para uma área do Painel de Controle que traz informações do sistema para você. Na seção “Sistema” você encontra o modelo exato do seu processador. No caso deste tutorial, temos um “Intel Core i5-3330 de 3 GHz”.

Descobrindo o modelo e geração do processador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Descobrindo o modelo e ger
... ação do processador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Vamos entender agora a nomenclatura do processador. O “Intel Core” refere-se à marca do chip. Já o “i5? é o identificador da linha do processador dentro da sua família. No caso é a linha de processadores i5. Já em “3330?, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence. E os três dígitos restantes é a identificação do chip dentro desta geração. Se fosse um processador de segunda geração, o primeiro número seria "dois". Assim como se fosse um processador de quarta geração o primeiro número seria "quatro".

Agora que você já sabe como identificar a geração à qual seu processador pertence, é só pesquisar na Internet sobre os recursos e benefícios que ela possibilita.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.