Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O CPU-Z é uma ferramenta que permite visualizar informações completas sobre o hadware e software do seu computador. O recurso é bem simples de usar e útil para os usuários que estão precisando saber qual memória RAM ou processador equipa o seu computador, além de obter dados sobre a versão do Windows que está rodando. Saiba usar e confira quais ferramentas o software oferece.

Como saber quais programas estão deixando o seu PC lento; veja dicas

CPU-Z (Foto: PhonAndroid)CPU-Z permite visualizar informações completas sobre o computador (Foto: Divulgação)

Passo 1. Baixe o CPU-Z no seu computador. Por ser um executável, ele não precisa de instalação, basta clicar duas vezes no item de 32 ou 64 bits, dependendo do sistema do seu computador;

Execute o CPU-Z no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Execute o CPU-Z no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique na primeira aba, indicada por “CPU”. Nela estão as informações sobre o processador do computador, com nome, marca, quantidade de núcleos, modelo, tipo de tecnologia e mais;

Confira na primeira aba as informações sobre o processador (Foto: Reprodução//Barbara Mannara)Confira na primeira aba as informações sobre o processador (Foto: Reprodução//Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida, está a aba “Cache”, com dados como tamanho, velocidade e descrição;

Dados sobre o cache no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Dados sobre o cache no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Seguindo o menu, você encontra a opção “Mainboard”. Ela mostra a empresa que fabricou o computador, com modelo, chip, interface e mais informações gerais da placa-mãe;

Veja as informações sobre a placa-mãe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja as informações sobre a placa-mãe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Em “Memory” o usuário pode visualizar todas as informações sobre a memória RAM. Elas são necessárias, por exemplo, caso o usuário queira adicionar mais memória no computador. Para isso, você precisa saber o modelo ou tipo compatível, como DDR3. O software também informa o tamanho total de memória, frequência, ciclos e mais;

Dados sobre a memória RAM (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Dados sobre a memória RAM (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Na aba “SPD” são mostrados mais detalhadas de cada slot de memória, com capacidade, fabricante, modelo e mais. As informações também são importantes caso tenha uma troca ou adição de RAM;

Mais informações para cada slot de memória (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mais informações para cada slot de memória (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Em “Graphics” estão as informações sobre a parte gráfica, como o modelo da placa de vídeo, marca, tipo de tecnologia, memória dedicada e mais;

Dados da placa de vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Dados da placa de vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Na última aba, “About”, o usuário tem informações de software, com a versão completa do Windows, service pack e versão do DirectX. Além disso, é possível salvar uma versão em texto com todas essas informações para imprimir, por exemplo.

Informações de software do computador, com versão do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Informações de software do computador, com versão do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto! Agora você pode ter um conhecimento mais completo sobre o seu computador para qualquer problema ou ajuste necessário.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.