Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Nesta semana os usuários do Windows XP, da Microsoft, que utilizam o iTunes, da Apple, tiveram um surpresa: Ele simplesmente começou a ter problemas de conectividade e praticamente não funciona mais no sistema operacional. O motivo? Um erro de conectividade que o reduz a um player comum.

Aproveite melhor o iTunes 12; confira 15 dicas imperdíveis

Itunes-12-capa (Foto: Arte/ TechTudo)Itunes (Foto: Divulgação/Apple)

Uma discussão no fórum Apple Support Communities aponta que o programa não consegue mais fazer login na loja iTunes. Por conta disso, funções como a compra de conteúdo, a reprodução de filmes já adquiridos e programas de TV, a reprodução do conteúdo protegido por DRM, backup, atualização e sincronização não funcionam mais e apresentam erros.

Agora, em vez de fazer tudo isso, o programa somente exibe uma mensagem que diz: “We could not complete your iTunes request. An unknown error occurred (error 0×80090326)” (Nós não poderíamos concluir o seu pedido iTunes. Ocorreu um erro desconhecido (0×80090326 erro).

Alguns usuários também relatam que recebem uma mensagem de “error -50? ou que as mensagens de erro alternam entre esses dois códigos, ou simplesmente aparece uma mensagem de “unknown error” (erro desconhecido).

A questão tem relação com a conexão segura que o iTunes usa para se conectar à iTunes Store, o que significa que não afeta os usuários até que tentem fazer login. Por ser basicamente uma central de gerenciamento da biblioteca de aplicativos e conteúdos, isso praticamente inutiliza o software.

iTunes está exibindo um erro ao ser executado no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)iTunes está exibindo um erro ao ser executado no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como se trata de um erro de conectividade e não houve qualquer atualização esta semana que poderia ser responsabilizada, o problema parece que está no protocolo de comunicação que o programa usa. De alguma forma ele foi modificado e mesmo usuários que tentaram utilizar o versões mais recentes ou antigas do iTunes no Windows XP, encontraram o mesmo tipo de erro.

Para resolver o problema, a Apple terá que levar as mudanças feitas em seu protocolo de conectividade para as versões do iTunes que ainda suportam o XP. O problema é que o sistema já foi abandonado pela Microsoft e está cada dia com menos usuários. De acordo com a Net Applications, no mês passado ele tinha pouco mais de 16% mercado de sistemas operacionais.

Até a publicação, a Apple ainda não havia publicado nenhuma correção. Resta aos usuários do Windows XP que precisam do iTunes, esperar por uma solução ou migrar para sistemas mais recentes.

Via VentureBeat

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.