Aplicativos para descobrir a música que está tocando no rádio ou em uma festa podem ser muito úteis. Os serviços para Android e iPhone (iOS) gravam um pequeno trecho da canção e identificam imediatamente o nome da faixa e do artista, seja nacional ou internacional. Além do Shazam, mais famoso serviço do segmento, outras opções grátis realizam a identificação pelo som de forma fácil e oferecem recursos adicionais, como a exibição da letra da música e compartilhamento direto com o Instagram Stories.

Além dos aplicativos, as assistentes virtuais dos sistemas do Google e da Apple também conseguem descobrir as músicas de forma fácil, podendo ser acionadas por controle de voz para iniciar a identificação das faixas. Confira, a seguir, cinco serviços para descobrir músicas de forma fácil pelo celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Shazam

O Shazam é o aplicativo mais lembrado quando se fala em reconhecimento de músicas, o que despertou o interesse da Apple, que comprou a companhia em 2018. O app é bastante preciso na identificação, mantendo uma interface limpa e voltada especificamente para essa finalidade. Basta apertar o botão principal para gravar um trecho da canção e aguardar a resposta, exibida quase que imediatamente. Além do nome da música e do artista, em alguns casos o app também mostra trechos do clipe da canção.

Após a identificação, o usuário poderá ouvir um trecho da música, acessar a letra, abrir a música no Apple Music ou em outros serviços de streaming, como o Spotify, além de obter recomendações de outros trabalhos do artista. Também é possível compartilhar a música em redes sociais. O app armazena automaticamente todas as músicas pesquisadas, para que o usuário não corra o risco de perdê-las novamente.

2. MusiXmatch

O MusiXmatch é um player que fornece letras de músicas no celular. Uma das suas funções nativas é o identificador de músicas, que reconhece o áudio do ambiente e mostra imediatamente o nome da faixa, do artista e também a letra da canção para o usuário acompanhar, inclusive com sua tradução em caso de sons internacionais. O app registra um histórico de músicas pesquisadas e também permite compartilhar trechos da canção pelas redes sociais.

Para ouvir a música pesquisada no aplicativo, é preciso sincronizar a conta com algum serviço de streaming, como Apple Music, Spotify e Amazon Prime Music, mas é possível apenas descobrir o nome das canções sem possuir assinatura nesses apps. O reconhecimento das músicas dentro do app é feito por meio de uma integração própria com o serviço ACR Cloud.

3. SoundHound

O SoundHound é voltado exclusivamente para a descoberta de músicas. O usuário deve tocar no botão principal para que o app identifique a canção e mostre o resultado rapidamente. São exibidos o nome da música, o artista e a capa do álbum. É possível ouvir uma prévia de 30 segundos da faixa ou sincronizar com apps de streaming para ouvir a faixa completa. Também é possível escolher a opção de assistir ao clipe completo gratuitamente no YouTube. O app também permite compartilhar a música encontrada diretamente no Instagram Stories.

4. Siri

A assistente virtual da Apple consegue adivinhar rapidamente o nome de uma música que está tocando. Para isso, basta acionar a Siri e usar o comando "Que música está tocando agora?". Depois, aproxime o celular da fonte de áudio e veja o resultado preciso na tela em poucos segundos. A Siri não reproduz trechos da música nem oferece muitos recursos adicionais, mas disponibiliza um

... link para comprar a canção no iTunes. A identificação da música é feita por meio de uma integração com o Shazam, e funciona sem precisar baixar o aplicativo principal no iPhone (iOS).

5. Google Assistente

A Google Assistente também descobre o nome de uma música e do artista rapidamente no Android. Para isso, basta acionar a assistente e perguntar "Que música está tocando?". Após a captura de um trecho do áudio, o sistema exibirá o nome da canção, o artista e um link para a música no YouTube. O recurso também funciona ao tocar no ícone de microfone da barra de pesquisas do Google no Android, selecionando a opção "Que música é essa?", sem precisar falar um comando específico.

Como encontrar música no Shazam? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.