O Facebook divulgou neste mês de abril os resultados do quarto e último trimestre de 2014 para os seus produtos. O gráfico, divulgado por Mark Zuckerberg, demonstra números positivos para suas redes e apps. Veja, a seguir, o resultado de cada serviço online e o que isso significa para a rede social.

Facebook faz três grandes mudanças no algoritmo do feed; saiba o que muda

Facebook apresenta números do último trimestre de 2014 com totais de usuários (Foto: Divulgação/Facebook)

1. Facebook: 1.4 bi de usuários

A rede social possui atualmente 1.44 bilhão de usuários em todo o mundo. Um dos principais pontos positivos para a comunidade, criada em 2004, é o aumento do número de jovens que a utilizam.

Segundo um levantamento do Pew Research Center, 71% dos jovens utilizam o Facebook, sendo a rede social mais popular entre eles. Para se ter noção da diferença para seus concorrentes, somente 33% disseram utilizar o Google+ e o Twitter. Par de redes sociais sem relação com o gigante azul.

Por outro lado, parece que o Facebook já chegou ao seu nível máximo de amadurecimento. De acordo com um estudo feito pelo Global Web Index, ele foi o que menos cresceu nos últimos dois meses. A base de membros aumentou 6% e os usuários ativos somente 2%. Como comparação, a rede que mais cresceu foi o Tumblr, com um percentual de 45% de novos usuários e 120% de usuários ativos.

2. WhatsApp: 800 milhões de usuários

O tão conhecido aplicativo para troca de mensagens pelo celular foi comprado pelo Facebook no ano passado. De lá pra cá, já são contabilizados 800 milhões de usuários. O forte crescimento acompanha o serviço praticamente desde a sua criação, há cinco anos, no ano de 2010.

Em agosto de 2014, o WhatsApp tinha um marca de 600 milhões. O número foi superado já em janeiro de 2015, quando o total era de 700 milhões. Somente quatro meses depois, vemos o número de 800 milhões. Se continuarem nesse ritmo, não será difícil ver a marca de 1 bilhão de usuários em breve. Além disso, Jan Koum, CEO do serviço, já afirmou que as pessoas enviam cerca de 30 bilhões de mensagens por dia.

3. Groups: 700 milhões de usuários

Os grupos do Facebook ganharam mais notoriedade a partir de novembro do ano passado. Isso porque a rede social criou um aplicativo somente para o gerenciamento deles. A partir do app “Facebook Groups”, é possível visualizar, comentar e criar novos grupos sem precisar achá-los no aplicativo geral.

Facebook Groups: compartilhe grupos em sua página do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

A ação não foi a toa. Os 700 milhões de participantes são responsáveis pela publicação de aproximadamente 2,5 bilhões de publicações mensais (sejam postagens, comentários ou curtidas).

4. Messenger: 600 milhões de usuários

Apesar de muita gente não gostar do aplicativo, seus números não decepcionaram Mark. Criado em 2011 como parte do Facebook, somente em 2014 tornou-se obrigatório o download separado.

Desde então, seus números não param de crescer. Em abril de 2014, cerca de 200 milhões pessoas usavam. O valor mais que dobrou apenas seis meses depois: 500 milhões. Hoje, são 600 milhões.

5. Instagram: 300 milhões de usuários

Há três anos atrás o Facebook decidiu adquirir o Instagram. Mark Zuckerberg não estava errado em seu faro. O app foi o que teve mais rápido crescimento entre adultos nos Estados Unidos, diz o Pew Research.

... om/mO1dlkEhIpqMKHwDYxj6IHP-O7E=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/23/emoticons-instagram.png" alt="Facebook se dá bem com compra do Instagram (Foto: emoticons-instagram)" height="430" width="695">Facebook se dá bem com compra do Instagram (Foto: emoticons-instagram)

Hoje, são 300 milhões de usuários. Isso significa um salto triplo em dois anos. Em fevereiro de 2013, possuía 100 milhões. O Instagram reina, também, entre os jovens adultos, 53% utilizam a rede.

6. Mensagens: 45 bi enviadas por dia

Entre os app em que se podem enviar mensagens, são 45 bilhões de mensagens enviadas por dia. O aumento do uso de plataformas como Messenger e WhatsApp pode deixar outras tecnologias para trás.

Existem, inclusive, teorias que dizem que o e-mail pode se tornar obsoleto em não tanto tempo: cerca de 2020. A suposição pode fazer sentido para as pessoas mais novas, já que dizem por aí que jovens com menos de 20 anos sequer utilizam o "velho e obsoleto" correio eletrônico chamado e-mail.

7. Vídeos: 4 bi views por dia

O Facebook Vídeos está crescendo e pode ser uma ameaça para o YouTube. Já são quatro bilhões de visualizações por dia, um número maior que janeiro deste ano (três bilhões). Já o site de vídeos do Google atingiu os quatro bilhões em 2012, somente oito meses depois da marca de três bilhões.

O principal motivo para colocar vídeos no YouTube é a garantia de exposição do mesmo. Isso porque publicar um vídeo dá maior exposição do que qualquer tipo de publicação, como fotos ou texto.

8. Internet.org: 800 milhões beneficiados

O projeto Internet.org já possui 800 milhões de usuários em todo o mundo. Nele, o Facebook visa garantir que mais pessoas tenham acesso à Internet em lugares remotos ou de baixo nível social. Ele é oferecido, por exemplo, em Heliópolis (São Paulo).

Porém, algumas críticas estão fazendo com que o projeto possa ser prejudicado. Muitas pessoas defendem que o Internet.org vai contra a neutralidade da rede, uma vez que as pessoas só podem navegar em sites autorizados pelo Facebook. Muitas empresas, inclusive, anunciaram que deixariam o projeto. Entre elas estão: Flipkart, Cleartrip, NDTV, Newshunt e Times Group.

9. Páginas esportivas: 650 milhões conectados

Já são 650 milhões conectados a páginas esportivas. Os números estão mais relevantes e se tornam uma novidade na divulgação trimestral do Facebook que, até janeiro deste ano, não o divulgava.

10. Anunciantes: 2 milhões

Os números positivos atraem, também, novos anunciantes. Hoje, são 2 milhões de ativos em todo o mundo. O número revela aumento de 33% se comparado com julho de 2014, quando havia 1,5 milhões.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.