O AirDrop, serviço de compartilhamento sem fio de arquivos entre aparelhos da Apple, pode apresentar problemas durante o envio e recebimento de documentos. Uma das principais dificuldades encontradas por usuários de iPhone (iOS), iPad e iPod Touch é a identificação de dispositivos próximos e compatíveis com o serviço, que pode ser solucionada por meio das configurações de conexão do próprio aparelho.

Outras possíveis causas de problemas podem estar relacionadas à desatualização do sistema operacional, ou a utilização de recursos como Não Perturbe e Acesso Pessoal. Confira, a seguir, como corrigir problemas comuns relacionados à utilização do AirDrop no iPhone.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Verificar se o dispositivo está visível

Para fazer com que seu aparelho seja encontrado por outros iPhones, é necessário que ele esteja marcado como visível. Para alterar a visibilidade, acesse Ajustes > Central > AirDrop e ative a opção "Todos". Também é possível ativar a visibilidade pela Central de Controle, pressionando a pasta de conexões e tocando no ícone do AirDrop. Caso esteja tentando enviar um arquivo e o outro usuário não apareça disponível, peça para a pessoa conferir se o aparelho também dela está visível.

Vale destacar que, caso a opção "Apenas Contatos" esteja ativa, apenas pessoas registradas em "Contatos" ou em "Telefone" conseguirão ser encontradas, o que pode limitar o alcance. Para tornar o envio mais objetivo e evitar possíveis instabilidades na identificação, o ideal é liberar para todos no momento do envio e desabilitar a recepção logo depois de concluir a transferência, para evitar o recebimento de arquivos de estranhos.

2. Desativar o modo Não Perturbe

Quando o modo Não Perturbe está ativo, o celular não pode receber solicitações do AirDrop. Portanto, desative o recurso para realizar a transferência de arquivos. Para isso, acesse Ajustes > Não Perturbe e desabilite a opção. Também é possível desativar o recurso na Central de Controle, tocando no ícone de lua.

3. Desativar o Acesso Pessoal

Você também não conseguirá usar o AirDrop se estiver usando o celular como roteador. Para isso, é necessário desativar o Acesso Pessoal, acessando os Ajustes > Acesso Pessoal e desativando o recurso. Também é possível desligar a função pela Central de Controle, pressionando a pasta de conexões e tocando no ícone do Acesso Pessoal.

4. Reiniciar o Wi-Fi e o Bluetooth

O AirDrop utiliza o Wi-Fi e o Bluetooth do celular para realizar as transferências de arquivos. Reiniciar essas conexões pode torná-las mais estáveis e acabar com problemas durante o uso do serviço. Uma maneira fácil e rápida de reiniciar os dois serviços é ativar o Modo Avião, aguardar 10 segundos e desativá-lo em seguida.

5. Reiniciar o celular

Reiniciar o celular fará com que as conexões do aparelho sejam reiniciadas e possivelmente resolverá os problemas do AirDrop por um tempo. Essa solução pode ser temporária, mas pode ajudar em um momento de urgência. Trata-se de uma alternativa à utilização do Modo Avião, caso a falha não seja resolvida.

6. Redefinir ajustes de rede

Caso o restart não surta efeito, é possível recorrer a uma atitude um pouco mais profunda: redefinir os ajustes de rede. Isso fará com que o aparelho esqueça todas as conexões utilizadas no celular, sendo necessário se reconectar a todas elas, criando novos pontos de acesso do zero. Para isso, acesse Ajustes >

... ; Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

7. Atualizar o iOS

O iOS realiza constantes atualizações de sistema que podem corrigir falhas em diversas funções, inclusive no AirDrop. Verifique se o seu aparelho está utilizando a versão mais recente do sistema e confira se existem novas versões disponíveis, pelo caminho Ajustes > Geral > Atualização de Software. Caso esteja disponível no seu dispositivo, atualize o iOS.

8. Usar o iCloud Drive

Caso ainda não esteja conseguindo usar o AirDrop, você pode utilizar o iCloud Drive como alternativa para transferir arquivos. Neste caso, só é possível fazer o compartilhamento entre uma mesma conta, o que pode ser útil nos casos de transferência entre um iPhone e um Mac, por exemplo. Para isso, selecione os arquivos, toque no botão de compartilhamento e escolha "Salvar em Arquivos". Depois, basta acessar a mesma pasta no outro dispositivo para encontrar os itens que acabou de salvar.

Macbook não reconhece o iPhone: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.