O Snaptube, popular aplicativo de vídeos para Android com mais de 40 milhões de usuários, foi flagrado fazendo cliques falsos em anúncios e compras de serviços premium não autorizadas pelos usuários. Segundo o site TechCrunch, a empresa de segurança digital Upstream descobriu a atividade maliciosa e impediu mais de 70 milhões de transações suspeitas vindas de quatro milhões de dispositivos.

O app permite fazer download de vídeos e músicas do YouTube, do Facebook e de outros sites. Desenvolvido na China, o aplicativo não está disponível na Play Store, já que, segundo o fabricante, o Google não permite em sua loja aplicativos para baixar vídeos. É necessário acessar lojas alternativas para fazer o download do programa. Ao TechCrunch, o desenvolvedor disse que o software é "seguro".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Se as transações não tivessem sido bloqueadas pela Upstream, usuários poderiam ter que pagar pelos serviços não solicitados, somando dezenas de milhões de dólares em cobranças indevidas. De acordo com a empresa de segurança digital, a fraude está associada ao Mango, kit de códigos para desenvolvimento de software (SDK) incorporado ao Snaptube. Ele instala componentes adicionais de um servidor central e usa cadeias de redirecionamento e ocultação para realizar as atividades maliciosas.

Em nota ao TechCrunch, a empresa responsável pelo Snaptube declarou que está considerando medidas legais contra o Mango. "Nós não percebemos que o Mango estava realizando atividades fraudulentas, o que nos trouxe grande perda em reputação de marca." Um porta-voz disse ainda que a cooperação com o kit de desenvolvimento foi encerrada.

Como se proteger

De acordo com Guy Krief, executivo-chefe da Upstream, para se prevenir deste tipo de ataque, é recomendado prestar atenção se há aumento no consumo de dados móveis ou da bateria. Celular quente quando não está em uso também pode ser um sinal de atividade em s

... egundo plano. Por fim, é sempre recomendado manter um software antivírus instalado em seu dispositivo — veja as melhores opções para Android em 2019.

Celular mostrando propaganda e anúncios: como remover? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.