Publicar em uma rede social não é só sobre compartilhar um conteúdo, mas também sobre ser visto e bem visto. Para isso é preciso tomar alguns cuidados como público alvo, frequência de atividade e palavras-chave. Veja a lista abaixo e saiba como garantir sucesso com amigos e desconhecidos.

Lista tem 7 dicas para fazer a foto de perfil perfeita em redes sociais

Saiba como garantir maior alcance em suas postagens nas redes sociais (Foto: Pond5)

1) É uma mensagem educativa ou de entretenimento?

As mensagens que mais possuem engajamento são, em sua maioria, ou educativas ou divertidas. Outros pontos também devem ser levados em consideração antes de fazer uma postagem: 

- O meu conteúdo é interessante o suficiente para as pessoas postarem e compartilharem?

- Será que alguém se preocupa com isso além de mim?

- Se você visse esse conteúdo, pararia para ler ou compartilhar?

- Será que isso agregará valor ao meu leitor?

2) Está usando o tom correto?

Uma mensagem deve ter uma “voz” consistente e coerente com o seu conteúdo. Uma postagem bem humorada, por exemplo, deve ter um tom positivo e engraçado.

3) A mensagem é muito grande?

De acordo com uma pesquisa do Buffer, existe um número certo de caracteres para que você seja lido em cada rede social. Veja na tabela abaixo o tamanho ideal para postagens no Twitter, Facebook e Google+:

Tabela mostra número de caracteres para ser lido em cada rede social (Foto: Divulgação)

4) Está enviando a URL correta?

De nada adianta ter um título atrativo e um texto muito bem escrito se o link não estiver correto. É sempre importante conferir se o URL que você está postando é válido e se realmente vai para onde você deseja.

5) Devo pensar em um público específico?

Suas mensagens, normalmente, vão para todos os seus amigos em uma rede social. Porém, determinado post pode ser útil e interessante apenas para uma parte deles. Assim, pode ser vantajoso dividir seus seguidores em grupos de interesse.

6) Você usou as palavra-chave e hashtags corretas?

Palavras-chave e hashtags são dois dos principais pontos responsáveis pela disseminação de uma mensagem na Internet. Escolher o vocabulário correto para o seu texto fará com que ele apareça mais em pesquisas sobre esse tipo de conteúdo. Além disso, as hashtags fazem com que o seu conteúdo esteja dentro de “pastas” para quem estiver interessado encontrar com facilidade.

Posts bem feitos podem aumentar compartilhamento (Foto: Pond5)

7) Você já postou alguma coisa hoje?

A frequência de posts em redes sociais também é variável entre cada uma delas. Ainda segundo o Buffer, o ideal seria:

- Twitter – 3 / 5 vezes ao dia

- Facebook – 2 vezes por dia

- LinkedIn – 1 vez por dia

- Google+ – 3 vezes por dia

- Pinterest – 5 vezes ao dia

- Instagram – 1

... a 2 vezes ao dia

8) Você verificou a ortografia?

Erros de ortografia ou de digitação podem acontecer com qualquer usuário. Porém, isso pode acabar com a credibilidade de um post. Quantas pessoas leriam uma palavra errada e chamariam de amadorismo? Fique atento. 

9) Será que ninguém vê os seus posts?

Um post pode ser visto sempre pelos seus amigos e família, mas lembre-se que outras pessoas também podem visualizá-lo. Colegas de trabalho, seu atual chefe ou quaisquer outras pessoas com relações mais formais podem ter acesso a você. É sempre importante pensar se a publicação pode te 'prejudicar' em algum tipo de relação e se você gostaria que todos lessem a mensagem.

No Pinterest o ideal seria postar 5 vezes ao dia, segundo o Buffer (Foto: Divulgação/Pinterest)

10) Esta comunicação é reativa ou bem pensada?

É sempre bom reler sua publicação e pensar se ela realmente está sendo bem pensada ou se pode virar contra você. Para isso, algumas perguntas podem te ajudar:

- Poderei ofender alguém com esse conteúdo?

- Isso é apropriado para ser dito em redes sociais ou eu deveria buscar outro meio de comunicação?

- Eu estou usando um post como uma “lixeira emocional”?

- Isso é realmente algo que eu queira compartilhar?

11) Devo usar imagens?

As imagens são o fator mais importante para prender a atenção em redes sociais. Trabalhar um post com fotos, ilustrações, vídeos ou slides pode aumentar, e muito, a chance das pessoas se interessarem por ele.

12) Eu fiz tudo para o post ser bem sucedido?

Antes de realizar um post, é importante rever e considerar se todos os pontos de importância para uma rede social estão sendo considerados. No Facebook, por exemplo, é sempre importante ter uma imagem. Já no Instagram, as hashtags são imprescindíveis.

Facebook ou Google+, qual a melhor rede social? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.