Enviar arquivos grandes por e-mail é possível mesmo que extrapolem o limite de tamanho dos anexos. Tipicamente, serviços de correio eletrônicos permitem anexar entre 25 MB e 33 MB, o que costuma ser pouco para compartilhar vídeos pesados ou um conjunto muito grande de fotos e documentos em PDF. Porém, não há restrição do Gmail, Outlook, Yahoo e outros para incluir um link de download no corpo da mensagem. Em alguns casos, é possível também tentar reduzir as dimensões do item antes de mandar. Veja, a seguir, cinco formas de enviar anexos grandes por e-mail.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Compacte o arquivo para reduzir o tamanho

Se o arquivo não ultrapassar tanto o limite de 25 MB, é possível compactá-lo para reduzir o tamanho e tentar anexar diretamente ao e-mail. A diminuição varia conforme os tipos de arquivo e de compressão. O ZIP pode fornecer cerca de 60% de redução e é mais indicado por já vir integrado ao Windows e ao macOS: clique em uma pasta com o botão direito do mouse e escolha a opção “Enviar para > Pasta compactada” (Windows) ou “Comprimir” (Mac) para reduzir. O destinatário do e-mail só precisa fazer o mesmo procedimento para extrair o conteúdo.

Outras opções são o RAR, com uma taxa de compressão maior, e o 7Zip, que promete redução ainda mais acentuada do arquivo. Ambos, porém, requerem que o usuário baixe um programa específico tanto para comprimir quanto para extrair os dados.

2. Use o Google Drive no Gmail

O Google oferece uma maneira prática de envio de arquivos grandes por Gmail por meio do Google Drive. Ao compor um novo e-mail, clique na ferramenta de anexos normalmente. Ao tentar um arquivo grande demais, o serviço oferece o compartilhamento de link automaticamente: basta esperar o upload e inserir o link no corpo da mensagem. É possível escolher também se o destinatário terá permissão para editar o material online — marque essa opção para documentos que precisam ser editados por várias pessoas.

3. Opte pelo OneDrive no Outlook

Usuários do Outlook também podem usar o OneDrive para enviar arquivos grandes por e-mail. Assim como no rival Gmail, o serviço de armazenamento em nuvem é oferecido automaticamente ao tentar anexar um arquivo que supere o limite de 33 MB do serviço. Clique em “Carregar e compartilhar como um link do OneDrive”. O upload iniciará em seguida e o progresso poderá ser acompanhado na barra de anexos.

4. Instale a extensão do Dropbox

Uma extensão do Dropbox para Chrome permite enviar qualquer arquivo guardado no armazenamento em nuvem pelo Gmail. Após instalar, clique no ícone do Dropbox que aparece na janela de composição de e-mail, faça login na conta e selecione um item para enviar na mensagem. Se o anexo ainda não estiver online, escolha a opção “Enviar arquivos” para fazer o upload na hora.

5. Apele para serviços de armazenamento temporário

Google Drive, OneDrive e Dropbox podem não ajudar quando o arquivo é muito grande para o espaço disponível na nuvem. Nesses casos, a melhor solução é optar por servi

... ços de armazenamento temporário, que costumam aceitar o upload de arquivos pesados com uma conta gratuita. A maneira de usar costuma ser a mesma: basta arrastar o arquivo para uma página web, aguardar o upload e enviar o link automaticamente para o endereço de e-mail desejado.

Uma das opções é o Sendspace, que permite fazer upload de arquivos de até 300 MB e o guarda por 30 dias. Outra é o WeTransfer, que suporta até 2 GB por vez e mantém a transferência armazenada por sete dias.

Como criar e-mail com domínio próprio grátis? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.