O banimento permanente é uma medida disciplinar adotada pela maioria dos jogos competitivos, como Free Fire Battlegrounds, League of Legends (LoL) e Overwatch. A punição é usada em casos graves ou recorrentes de trapaça ou má conduta do jogador, seja ele casual ou profissional. Como a própria expressão indica, o jogador que recebe a punição perde sua conta para sempre. Um caso recente ocorreu com o escocês Jack “Doki” Robertson, pro player de Rainbow Six: Siege. Doki foi banido permanentemente durante uma live por comportamento tóxico.

Atualmente, a maior parte dos jogos segue um conjunto de regras de conduta muito similar, portanto, basta conhecer e respeitar esses limites para não sofrer punições. Confira, a seguir, cinco práticas que podem levar ao ban eterno da conta em jogos.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Utilizar hacks ou cheats para obter vantagens

Utilizar qualquer tipo de hack para trapacear ou obter vantagens no jogo é considerado uma conduta imprópria e ilegal. Regras de jogos como Free Fire, League of Legends (LoL) e PUBG explicam que o objetivo é preservar um ambiente justo para todos os players, portanto, se detectado o uso de trapaças, a punição será permanente e irreversível. Rainbow Six: Siege também tem um sistema rigoroso contra qualquer programa que edite ou interfira nos códigos do jogo.

Para não ser banido, evite utilizar aplicativos que não foram autorizados pelo game. Caso queira utilizar algum app utilitário, mas tem receio de ser banido, faça uma pesquisa antes. Normalmente os sites oficiais dos jogos informam quais programas são liberados para o uso ou estão em conformidade com as políticas da empresa.

Abandonar partidas ou ficar AFK

Em muitos jogos, a presença de todos os players online é decisiva para a vitória. Quando um dos integrantes abandona a partida ou fica ocioso, o desempenho do resto da equipe é comprometido. No LoL há um sistema chamado Leave Buster, que controla e pune esse comportamento em diferentes níveis. Primeiro, o jogador que deixou uma partida é colocado em uma fila de baixa prioridade, e terá um tempo maior de espera para conseguir entrar no jogo.

Se a ação continuar se repetindo, novas punições mais graves serão aplicadas, e podem levar ao banimento permanente do jogador. Em Overwatch, a regra é parecida. Se um player acumular três suspensões de temporada por abandono de partidas, sofrerá o banimento permanente da modalidade competitiva.

Utilizar o jogo para fins comerciais

A maioria das empresas é contra a utilização do perfil de jogo para fins comerciais, como venda de conta, e a utilização da conta por terceiros para conquistar níveis mais altos, como o elojob. No LoL, se for identificado que o jogador realizou a prática ou pagou pelo boost, o player será penalizado com banimento temporário.

Porém, a recorrência da ação pode levar ao banimento permanente da conta. A justificativa para a punição é que o sistema dos jogos foi feito para ranquear os players com base em seu nível de habilidade. Portanto, mesmo que não haja transação financeira, se uma outra pessoa jogar uma partida por você, estará conquistando pontos de forma injusta. A empresa ainda alerta para o risco de repassar informações de login a desconhecidos e ter sua conta roubada ou vendida.

Overwatch, o FPS da Blizzard, também é contra a postura comercial dentro do jogo, e já baniu eternamente o jogador profissional chinês Tudouxi por elojob.

Explorar

... bugs dos jogos

Um dos bans mais comuns é por uso de exploits para benefício próprio. Jogadores que encontram falhas no jogo e utilizam-se delas para adquirir vantagens são punidos temporariamente ou permanentemente. Em Apex Legends, essa é uma prática de punição. A desenvolvedora do game cita que explorar brechas como bugs ou erros dentro do jogo é uma forma de vantagens, e por não serem uma forma justa de jogar, não devem ser utilizados. Um jogador de Apex Legends foi banido ao vivo por utilizar um bug que o impedia de perder pontos antes do término da partida.

Comportamento tóxico

Muito se discute sobre o banimento permanente por comportamento tóxico nos jogos. De acordo com as normas dos jogos de mais sucesso no mundo, se comportar de forma abusiva, agressiva ou preconceituosa, é uma atitude inaceitável que traz impactos negativos para toda a comunidade de players. Jogadores que são reportados repetidamente por toxicidade são encaminhados para a equipe de análise da empresa, que aplica punições que variam de restrição de chat até o banimento permanente, em caso de conduta negativa de forma reiterada.

Via Riot Games, Apex Legends, Free Fire, Overwatch, PUBG, Rainbow Six: Siege



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.