A Uber anunciou, nesta quarta-feira (6), uma série de novos recursos para reforçar a segurança de motoristas e passageiros no aplicativo de transportes, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as novidades estão ferramentas para gravação de áudio no decorrer da viagem, checagem de rota e verificação de documentos dos clientes. As funcionalidades foram apresentadas durante um evento da empresa em São Paulo.

Disponível para motoristas e passageiros, o recurso de gravação de voz pode ser ativado em qualquer momento da viagem e permite o compartilhamento das conversas que acontecem no carro com a Uber. O áudio é criptografado e fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, o que significa que terceiros não podem acessá-lo. Apenas a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo, que pode ser aberto somente se o conteúdo for encaminhado como denúncia.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem", explicou Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber. O arquivo enviado à empresa pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, respeitando os termos da lei.

Entre os recursos anunciados está também a checagem de rota, que usa o GPS e outros sensores no celular para identificar e sinalizar paradas longas e não previstas no trajeto. A empresa inaugurou, ainda, a possibilidade de denunciar problemas durante a viagem, como direção imprudente.

Outro avanço é que, a partir de agora, o passageiro pode optar por receber uma senha de quatro dígitos para ter certeza de que está entrando no carro certo. O código deverá ser dito ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no app.

Verificação de identidade ganha reforços

Para proteger os motoristas, a Uber lançou o Doc Scan, recurso que verifica a identidade dos passageiros. Antes de solicitar a viagem, os usuários que optarem por pagamento em dinheiro precisarão submeter documentos de identificação como passaporte, RG e cartão de crédito, que terão dados e autenticidade verificados. O Doc Scan chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Ainda em relação à checagem de identidade, a empresa trouxe atualizações para ferramentas já existe

... ntes, como o Liveness Detection. A verificação via reconhecimento facial agora exige que os motoristas façam alguns movimentos determinados pelo aplicativo, como piscar, sorrir, virar o rosto, etc. Até então, a Uber solicitava que os condutores tirassem selfies periodicamente para checar sua identidade.

Treme treme no Uber? Veja como denunciar no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.