Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Para comemorar os 60 anos do Parque Ibirapuera e os 50 anos da TV Globo, a emissora lançou o aplicativo Meu Ibira, para iOS e Android. O espaço, que fica na zona sul de São Paulo, ganhou uma plataforma online para que as pessoas possam ter acesso ao mapa completo do local, além da programação de  atividades ao ar livro neste que é um dos mais belos pontos turísticos da cidade.

Galaxy S6 Edge tem melhor câmera entre os smartphones, diz estudo

App da Globo (1)_ com marca d'água (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aplicativo Meu Ibira traz mapa completo do Parque Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Eduardo Brandini, da área de comunicação da Globo, explica que a ideia surgiu da necessidade de as pessoas se localizarem e estarem a par de tudo que acontece no Ibirapuera. "Todos os grandes parques do mundo têm aplicativos e a gente percebeu que não havia nada específico para o Ibira", diz.

Ainda no ano passado, a equipe realizou uma espécie de teste do aplicativo. Distribuíram 20 mil mapas impressos pelo parque em seu aniversário. Segundo Brandini, a ação foi muito bem recebida. O Ipirapuera foi inaugurado em 1954, em homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo, e o app chega como um presente no momento em que a própria TV Globo comemora seu aniversário de 50 anos.

O carinhoso apelido - Ibira - ao parque é usado pela maior parte dos paulistanos e, por isso, é o nome do aplicativo. Um dos principais motivadores da ideia foi uma pesquisa feita pelo Instagram, no ano passado, que afirmou que o local com mais fotos tageadas no Brasil por geolocalização foi o Ibirapuera. 

Além de ter acesso à localidade de tudo do parque (portões, banheiros, museus, lanchonetes, áreas de atividades específicas, entre outros) a pessoa pode escolher entre diferentes "Ibiras". Na página inicial do aplicativo existem opções como "Meu Ibira é esporte" e "Meu Ibira é diversão", onde estão listadas atividades para cada gosto. Somente nesse menu de entrada são 120 atividades.

Aplicativo Meu Ibira tem sugestão de atividades de acordo com o gosto do usuário (Foto: Reprodução/Globo)Aplicativo Meu Ibira tem sugestão de atividades de acordo com o gosto do usuário (Foto: Reprodução/Globo)



De acordo com Eduardo, por ser um ponto de encontro, a Globo se preocupou em fazer um aplicativo que fosse como uma rede social. Por isso, ao se conectar a ele, é possível encontrar seus amigos e ver, em uma timeline, as atividades que as pessoas estão fazendo ou gostariam de fazer.

A interação pode acontecer de diferentes maneiras. Se um usuário já fez a atividade, você pode curtir e colocar em uma lista de coisas que também quer fazer. Se ele deseja realizá-la, é possível enviar de um a cinco incentivos.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Opine no Fórum do TechTudo

Por fim, o aplicativo, que é gratuito e está disponível para Android e iPhone, sugere desafios para quem está passeando no parque. Entre eles, encontrar a lápide de um cachorro e um banco igual aos do Central Park, doado pela prefeitura de Nova Iorque.

Aos poucos, a Globo está incluindo placas com QR codes em alguns pontos do parque para explicar sobre eles. Hoje, são cinco locais já com a tecnologia (museus e lanchonetes). Ainda em planos futuros, o aplicativo poderá dar notificações sobre novos eventos e atividades no Ibirapuera.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.