Death Stranding é o mais novo jogo de Hideo Kojima, criador da série Metal Gear, a chegar para o PlayStation 4 após um longo período de desenvolvimento. O game traz uma jornada solitária através de um mundo fragmentado e misterioso com o objetivo de reconectar a sociedade. Sua jogabilidade é um misto de aventura em mundo aberto com trechos de combate e stealth, porém a grande novidade é um sistema de interação indireto no qual suas ações podem ter reflexos na jornada de outros jogadores. Confira o que esperar do game.

Enredo

A história do jogo se passa em um mundo que foi devastado pelo estranho fenômeno "Death Stranding", um grande acontecimento no qual criaturas invisíveis do mundo dos mortos atravessaram para o mundo dos vivos e mataram milhões de pessoas. Os poucos humanos que sobreviveram se escondem em abrigos sem contato com o exterior, enquanto as criaturas ainda vagam por aí. O isolamento dos sobreviventes deixou o mundo dividido e a líder das "Cidades Unidas da América" acredita que a única forma de se tornar uma sociedade de novo é reconectar essas pessoas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O enredo segue os passos de Sam Porter Bridges, uma espécie de entregador que leva pacotes importantes de uma comunidade para outra. Enquanto essas entregas são capazes de conectar as pessoas indiretamente, seu objetivo agora é bem mais ambicioso: conectar todas as comunidades a uma rede única e assim ajudar a reerguer a sociedade.

Jogabilidade

A jogabilidade básica do jogo é andar com Sam pelo mundo para entregar alguns itens em algum destino distante enquanto diversos obstáculos tentam impedi-lo. O mais comum desses obstáculos é o relevo, pois o mundo é simplesmente grande e acidentado. Para atravessar esses desafios o jogador precisa de auxílios como escadas para atravessar abismos ou chegar a locais altos e às vezes poderá encontrar veículos úteis como motos.

Alguns dos obstáculos são criados pelo próprio jogador, como o peso que Sam carrega. Caso o usuário deseje se preparar muito bem para sua jornada e maximizar o transporte de itens, é possível levar mais peso, porém isso afeta também seu equilíbrio e velocidade. Sam não é um super-herói, ele tropeça, cai e tem dificuldade de se locomover por esses locais complexos.

Inimigos

Ocasionalmente Sam encontrará desafios em sua jornada que não serão passivos como o relevo ou sua carga. O mundo de Death Stranding é habitado por vários inimigos. Alguns deles, como as Mulas, são humanos corrompidos que desejam pegar a carga de Sam. Já os EPs são as criaturas invisíveis e mortais chamadas de "Beached Things" pelas quais é preciso passar despercebido para não morrer. Há também batalhas contra chefes, criaturas grandes e perigosas contras as quais o jogador poderá receber alguma ajuda online.

Combate e stealth

Enquanto a jogabilidade em si não é muito voltada para o combate, essa abordagem está presente no jogo. Ao se deparar com as Mulas, é possível enfrentá-los diretamente com alguns golpes desajeitados e armas não letais, ou usar stealth para nocauteá-los e pegar suas cargas. No entanto, se as Mulas encontrarem Sam primeiro, eles irão caçá-lo e é mais provável que o jogador acabe por perder parte de sua carga. Mesmo que consiga fugir, receber golpes poderá fazer com que algumas de suas entregas caiam.

Bridge Baby

O famoso bebê que se tornou um símbolo para Death Stranding é chamado de "Bridge Baby". Esses bebês são retirados do útero da mãe e colocados em um receptáculo que simula as mesmas condiç�

... �es para servirem de ferramenta para operadores como Sam. Ao conectar-se ao bebê é possível enxergar os antes invisíveis B.T.s pelo cenário e assim evitá-los para sobreviver.

A questão é que B.B. não é apenas uma ferramenta, mas um ser vivo que reage de maneiras inesperadas. Ele pode ficar irritado, se assustar e até chorar se Sam for atacado ou tropeçar e cair. Para acalmá-lo é possível embalá-lo até que se sinta melhor. Um detalhe interessante é que os sons feitos por B.B. sairão através do controle DualShock 4.

Gráficos

Visualmente, Death Stranding é realmente impressionante com um grande mundo desolado e detalhado para explorar. O jogo utiliza a engine gráfica "Decima" da Guerrilla Games, a mesma do game Horizon: Zero Dawn, com ajustes para ganhar uma identidade própria. Apesar do belo visual do cenário, o grande destaque fica sem dúvida para o modelo dos personagens que oferecem rostos extremamente detalhados e que representam bem emoções.

Integração Online

Um dos elementos mais curiosos de Death Stranding é que Hideo Kojima deseja que ele faça parte de um novo gênero chamado "Strand", devido ao seu "Social Strand System". Esse sistema permite que a jornada de diferentes usuários interfira entre si para criar pequenas interações indiretas. Por exemplo, ao colocar uma escada em um local ela pode aparecer para outro jogador e ele pode dar uma "Curtida" por achá-la útil para atravessar aquele ponto.

Objetos com muitas curtidas podem se tornar bastante populares e úteis entre vários jogadores, enquanto aqueles que tiverem poucas interações podem ser apagados. Não foi totalmente explicado como o sistema funciona, mas Kojima comentou que um mesmo caminho percorrido por vários usuários pode até mesmo se tornar uma estrada. Durante batalhas contra chefes também é possível receber ajuda indireta de outros jogadores que podem enviar munição ou energia.

Elenco de celebridades

Não é segredo que Hideo Kojima é um fã de cinema e isso pode ser visto na escolha de elenco para Death Stranding. Há atores como Normand Reedus (The Walking Dead), Mads Mikkelsen (Hannibal, Star Wars: Rogue One, Dr. Estranho), Lindsay Wagner (The Bionic Woman), Margaret Qualley (The Leftovers), entre outros. Além de alguns amigos pessoais famosos de Kojima como os diretores Guillermo del Toro, Nicolas Winding Refn e o apresentador Geoff Keighley do Video Game Awards.

O que é Death Stranding? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.