O empresário Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, anunciou a chegada da enciclopédia livre no mercado das redes sociais. Focada em notícias, a WT Social quer combater fake news e promete ser espaço livre de publicidade. A nova rede social vem para rivalizar diretamente com o Facebook: "Adeus, Facebook, está na hora de algo novo", alfinetou Wales durante a Feira Digital X, na Alemanha, onde anunciou a novidade na última semana.

Segundo o empresário, a ideia é que a WT Social siga os mesmos princípios da plataforma-mãe. Assim como a Wikipedia, a rede social será financiada por doações e não apresentará anúncios publicitários. Com a medida, Wales busca se distanciar da polêmica do Facebook, que protagonizou uma série de escândalos envolvendo venda de dados de usuários a terceiros.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A WT Social, em contrapartida, promete privacidade: "Nós nunca venderemos seus dados. Nossa plataforma sobrevive da generosidade de doadores individuais para garantir que a privacidade seja protegida, e seu espaço social seja livre de anúncios", afirma a WT Social em sua página principal.

A nova rede social se compromete, ainda, a ajudar no combate às fake news. Em seu Twitter, Wales explicou que o modelo é uma evolução do conceito do WikiTribune, site em que profissionais de comunicação produzem notícias, e outros profissionais voluntários trabalham colaborativamente para editá-las, revisando o texto e checando fatos.

"Essa é uma evolução do conceito do WikiTribune, quando percebi que o problema de notícias falsas e conteúdo de baixa qualidade é tanto sobre redes sociais (Facebook e Twitter, em particular) quanto sobre sites de notícias", afirmou. O fundador da Wikipedia acrescentou também que a WT Social permitirá que os usuários editem diretamente manchetes enganosas e sinalizem posts problemáticos.

Com um visual bastante rudimentar e similar à Wikipedia, a rede social ainda est�

... � em desenvolvimento, mas já é possível se cadastrar. No Twitter, Wales afirmou que conta com a adesão massiva da comunidade para "substituir redes sociais venenosas".

Como editar uma foto na Wikipédia? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.