O Google lançou seis aplicativos que podem ajudar o usuário a passar menos tempo no celular. Cada programa tem uma funcionalidade específica, permitindo, por exemplo, esconder todas as notificações recebidas e só enviá-las para a pessoa em um horário pré-determinado, ou aplicar um papel de parede dinâmico que conta quantas vezes o telefone foi desbloqueado no dia. Os seis programas estão disponíveis para smartphones com Android e podem ser baixados de graça na Google Play Store.

Lançados no fim de outubro, os apps fazem parte da Experiência de Bem-Estar Digital, criada com o objetivo de ajudar a encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a vida real. Cada experimento foi projetado observando um comportamento diferente, com a intenção de ajudar pessoas que se distraem facilmente com a chegada de notificações ou têm dificuldade em se desconectar de grupos, por exemplo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O projeto é parte da iniciativa Experiências com o Google, em que a empresa cria soluções de diferentes naturezas para facilitar o dia a dia das pessoas no mundo digital e serve de inspiração para desenvolvedores e designers produzirem novos serviços. Existem outras opções relacionadas à Criatividade, Arte e Cultura, Realidade Virtual, Jogos, entre outras.

Por se tratar de um projeto aberto e que pede a colaboração de desenvolvedores, é possível que novas experiências sejam disponibilizadas em breve. A seguir, estão listados os seis aplicativos disponíveis até o momento da Experiência de Bem-Estar Digital do Google.

Unlock Clock

O aplicativo Unlock Clock instala um papel de parede dinâmico que exibe um grande contador no fundo da tela. O relógio mostra a quantidade de vezes que o usuário desbloqueou o celular no dia. A cada desbloqueio, uma animação aumenta um número no wallpaper. O objetivo é conscientizar a pessoa sobre o uso excessivo do aparelho, muitas vezes sem necessidade.

Após a instalação, a ferramenta não aparece como um aplicativo na bandeja do Android. O usuário deve ir nas configurações de tela do Android para ativar a exibição do papel de parede.

Post Box

O Post Box esconde todas as notificações recebidas no celular e só exibe para o usuário em um horário pré-determinado, ajudando a minimizar distrações durante o dia. É possível escolher a frequência de envio dos alertas entre uma, duas, três ou quatro vezes ao dia. Depois da escolha, o usuário deve determinar os horários específicos do recebimento.

Quando as notificações chegam, elas aparecem de forma organizada para que o usuário consiga visualizar com facilidade.

We Flip

O We Flip deve ser usado com um grupo de amigos para que consigam viver um momento de diversão e qualidade de vida juntos, sem interferência da tecnologia. Todos devem instalar o programa em seus celulares e se conectar em uma sala virtual por meio do mesmo Wi-Fi, para habilitarem juntos o modo Não Perturbe. A sessão tem início com a ativação do interruptor do app e, caso alguém desbloqueie seu celular, a sessão é encerrada e um relatório de tempo é exibido na tela.

Paper Phone

O Paper Phone permite que você imprima um "celular de papel" que será o seu único aparelho naquele dia, ajudando a deixar o smartphone de lado. No app, é possível escolher alguns conteúdos que podem ser importantes para ser impressos como "aplicativos de papel", como um mapa, contatos, notas, ou uma agenda de tarefas.

Ao final da seleção, o aplicativo gera um PDF com o "celular dobrável" para que o usuário im

... prima e utilize no seu dia. O app também tem instruções de como dobrar seu celular de papel para obter uma melhor experiência de uso.

Desert Island

O Desert Island é um desafio. O usuário deve escolher sete aplicativos que considera indispensáveis e passar 24 horas utilizando apenas eles. Todos os outros apps ficarão bloqueados e não poderão ser usados. Após a seleção dos apps e ativação do Desert Island, apenas a lista de programas liberados será exibida na tela após o desbloqueio. Ao final, um relatório mostra quantas vezes você usou cada software. Vale dizer que é possível editar a lista e desativar o serviço quando quiser.

Morph

O app Morph adapta o celular à tarefa que você está fazendo, de acordo com a hora ou com a localização. Isso significa que o aplicativo identificará se você está em casa, no trabalho ou na academia, por exemplo, e exibirá apenas as funções mais úteis para cada situação. O objetivo do app é ajudar o usuário a manter o foco nas suas atividades, eliminando a utilização de serviços dispensáveis naquele momento.

Para que o app identifique cada situação, o usuário deve criar as atividades individualmente, dando nomes, horários e aplicativos úteis para cada tarefa. Após a ativação do app, só é possível usar os softwares que você determinou. A partir de então, basta alternar entre as tarefas para que o Morph coloque na tela os programas úteis para você naquele momento.

Via Google

Google Assistente supera a Siri no iPhone? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.