Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Registrar vídeos no seu Android pode ser mais simples do que imagina. Para capturar os momentos especiais do seu dia, confira cinco truques que podem ajudar bastante nessa missão e obter um resultado melhor nas suas gravações. As dicas podem ser utilizadas em diversos modelos de smartphones e tablets que tenham câmera para a gravação de vídeos.

Lista tem 10 dicas para iniciantes tirarem a selfie perfeita no iPhone

Confira cinco truques para registrar vídeos melhores pelo Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Confira cinco truques para registrar vídeos melhores pelo Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

1. Conheça seu smartphone

Para começar, vale a pena conhecer um pouco mais das funcionalidades que seu smartphone pode oferecer para registrar vídeos. Se for um aparelho top de linha, ele pode vir integrado com 4K, função de zoom durante a gravação, efeitos HDR, ativação de flash e mais. Isso pode ajudar bastante para ter vídeos de melhor qualidade. No Android, procure por um ícone com “roda dentada”, para ter acesso às configurações.

Conheça os recursos do seu smartphone para gravações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conheça os recursos do seu smartphone para gravações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No caso do Samsung Galaxy S5, note que será possível ver a resolução mínima e máxima, tipos de compressão, gravação em câmera lenta ou acelerada, dentre outros. Então faça todos os testes e aproveite para registrar seus momentos especiais, postar nas redes sociais e enviar para seus amigos. Isso vai garantir que você tenha em mente todas os recursos que podem ser utilizados.

2. Escolhendo aplicativos

Por vezes o recurso de câmera nativo do Android pode não ter todas as funcionalidades que você está procurando. Para ajudar, o TechTudo tem uma lista dos apps para gravar vídeos no seu celular para adicionar efeitos, fazer cortes e edições, aplicar filtros, com os populares FxGuru, Vine, Cinemagram e mais opções. Vale escolher o que mais achar interessante e fazer alguns testes para ver como fica. Alguns permitem até compartilhar diretamente nas redes sociais, o que pode poupar bastante tempo no dia a dia.

Escolha mais aplicativos para incrementar a função de câmera (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Escolha mais aplicativos para incrementar a função de câmera (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

3. Posição do vídeo, movimentos e áudio

Na hora de apertar o botão para gravar, lembre de manter o celular preferencialmente na posição horizontal. Isso porque os vídeos gravados na vertical nem sempre são bem aproveitados na hora de visualizar em um computador, enviar para os amigos ou postar nas redes sociais, por exemplo. A imagem não se encaixa na tela de forma ideal ou pior: pode ser ajustada automaticamente pelo player para aparecer deitada, com todos os elementos exibidos da forma incorreta.

Gravação de vídeos na horizontal tem melhor resultado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Gravação de vídeos na horizontal tem melhor resultado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além disso, tenha uma ideia dos barulhos e movimentos ao redor da gravação. Por vezes, um ruído pode estragar o áudio do seu vídeo, quando for visualizar no PC. Alguns dispositivos de captação de áudio externos podem ser plugados no seu celular, para ter um melhor resultado. Por fim, lembre que movimentos rápidos podem deixar as imagens confusas, então dê preferência para planos mais lentos, ao invés de movimentar muito o celular.

4. Design do aparelho e bastão de selfie

Outra dica é entender melhor do design do seu aparelho para nunca abafar com as mãos o microfone, que capta o áudio durante a gravação dos seus vídeos. Ele normalmente aparece no design no smartphone indicado por uma pequeno furo circular, que podem estar nas laterais ou traseira. Isso serve para evitar ruídos, prejudicando o resultado final do seu vídeo.

Não tampe as entradas dos microfones no seu Android durante a gravação (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Não tampe as entradas dos microfones no seu Android durante a gravação (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro uso interessante para fazer filmagens é colocar o aparelho preso em um bastão de selfie. Dessa forma, além de captar um cenário mais amplo, ele pode apresentar melhor estabilidade do que apoiar seu fino smart nas mãos. Dê sempre preferência para a câmera com melhor resolução, na parte traseira: assim você garante o máximo de qualidade que seu celular pode oferecer. As gravações feitas pela lente frontal vão acabar decepcionando na hora de abrir em uma tela maior, como no computador ou televisão.

5. Vídeos em 4K e bateria

Modelos como o Moto X, da Motorola, e o Galaxy S5, da Samsung, lançados no ano passado, apresentam função para gravar vídeos com qualidade 4K, superior ao Full HD. Mas nem sempre é necessário utilizar esse recurso para gravar suas mídias, já que requer mais processamento do seu aparelho, tem maior gasto de bateria e ainda ocupa boa parte do armazenamento interno, por causa do maior tamanho dos vídeos produzidos.

Vídeos em 4K podem consumir muita bateria e armazenamento do smart (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Vídeos em 4K podem consumir muita bateria e armazenamento do smart (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Se for precisar de mais bateria para aguentar durante uma longa trilha ou caminhada, sem opções para recarregar, prefira gravar seus vídeos em Full HD. Dessa forma, poderá ter uma boa qualidade sem estourar o limite do seu espaço interno e drenar a carga da bateria.

Via Android Central, Make use of, RisMedia

Qual é o melhor smartphone para tirar fotos tipo "selfie"? Opine no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.